Eletricidade
As Melhorias que ocorreram no setor elétrico brasileiro nas últimas décadas resultaram na necessidade de se reavaliar as metodologias de planejamento dos sistemas de distribuição e transmissão de energia elétrica. Desse modo, tornou-se extremamente importante para as empresas de distribuição e transmissão de energia o monitoramento e acompanhamento de suas redes a fim de identificar perdas técnicas e/ou comerciais que possam afetar o faturamento e a qualidade do atendimento.
Um exemplo disso é o SIG utilizado pela Copel. Para este gerenciamento a Copel utiliza um banco de dados com os elementos da rede de distribuição referenciados geograficamente. Nessa categoria, as condições elétricas das redes e o desempenho dos principais componentes do sistema são analisados, como pode ser visto na figura ao lado (Fig. 04).
Telefonia
Na área de telecomunicações, a resolução de muitos problemas exige uma boa compreensão de onde se localizam os consumidores e as instalações, além de informações relacionadas. Um SIG pode ajudar a revelar as relações entre cobertura de sinais, resultados de testes, requisições de consumidores e lacunas existentes. Pode-se desenvolver com SIG, por exemplo, modelos de propagação de ondas. Através do uso de ferramentas de visibilidade, o SIG pode, por exemplo, determinar a área de abrangencia relativa à posição de antenas de transmissão.
Fig. 04
Fig. 05