Os exercícios de meditação são derivados de técnicas meditativas orientais, buscando atenção centrada sobre um objeto concreto (âncora meditativa) e tomando consciência da realidade, prestando atenção em todas as sensações.
Os elementos treinados são: Autocuidado, Compaixão, Curiosidade, Abertura, Carinho e Não julgamento. O Não julgamento permite que você seja um observador consciente, percebendo pensamentos e sensações sem ser arrastado por eles.
Quando estamos com a mente vagando, ficamos mais vulneráveis ao estresse, ansiedade e a depressão. Já existem muitas pesquisas científicas que comprovam, cada vez mais, a eficácia da meditação e dos programas e técnicas baseadas em Mindfulness como benéficas à saúde mental. Atualmente, Mindfulness é uma das mais populares formas de treinar e melhorar nosso nível de consciência. Ter consciência sobre nossos padrões automáticos de comportamento nos permite escolher como lidar de uma maneira diferente com as diversas situações do dia a dia. Os benefícios são: mais autoconhecimento; melhor capacidade para tomar decisões; melhor manejo de ansiedade; maior capacidade de foco; equilíbrio emocional; melhor administração de conflitos. A prática regular dos exercícios proporciona efeitos positivos sobre saúde física e psicológica para além do momento da prática.
O que é Mindfulness?
O termo Mindfulness pode ter significados diferentes dependendo do contexto. Pode ser definido como um estado mental, que pode ser treinado. É a consciência que surge quando prestamos atenção no momento presente. É estar presente com uma postura de abertura, não critica e não julgadora.
O Mindulness é enraizado nas práticas budistas tibetanas. Também se refere a exercícios, técnicas meditativas e até mesmo programas de treinamentos que têm os conceitos de Mindfulness como base.
Cultivar um estado mental Mindfulness consiste em direcionar a atenção de forma consciente e determinada. Justamente o contrário do que ocorre quando estamos em “piloto automático”. Por exemplo, alguma vez você já chegou em casa e alguns minutos depois esqueceu onde havia deixado a chave? Ou você já chegou em algum local e logo após percebeu que deveria estar em outro? Isto ocorre quando estamos operando em “piloto automático”, pois nossa atenção é sequestrada por uma corrente de pensamentos sucessivos e isso faz com que sejamos apenas reativos.
Mindfulness é o oposto do funcionamento no piloto automático, o oposto de devanear. É prestar atenção ao que é proeminente no momento presente. É a consciência que surge quando prestamos atenção, com propósito, no aqui e agora e sem julgamento.