História na Imagem - Modernismo no Brasil Modernismo no Brasil | Page 25

John Louis Graz, nascido em Genebra, Suíça em 12/04/1891, foi um pintor, arquiteto e decorador, que ingressa em um curso de Belas Artes na academia de sua cidade em 1908, local no qual aprende toda a base de sua arte. Em 1911, entra na universidade de Munique, onde acaba estudando decoração, design e publicidade, e depois, em 1913 retorna novamente a sua cidade natal, período no qual é apresentado aos movimentos do cubismo, fauvismo e futurismo, e parte para um novo período de estudos na Espanha. Chega ao Brasil em 1920, na cidade de São Paulo, mesmo ano em que se casou com Regina Gomide, e com o auxílio de Oswald de Andrade, passa a frequentar círculos intelectuais locais, e em 1922, participa da Semana de Arte Moderna, expondo uma coleção de 7 obras. A partir de 1923, o artista passa a se dedicar no ramo da decoração residencial, sendo considerado, juntamente com sua esposa,

John Graz 1891-1980

um dos precursores da Art Déco na capital paulista. Já no ano de 1925, inicia um novo projeto, composto por móveis de canos metálicos e madeira, sendo uma ideia inovadora no quesito de decoração de casa, entretanto, seus planos não podem ser acompanhados pelo mercado, e por isso não consegue aumentar o volume de suas produções. Graz acaba morrendo em 1980, e não se sabe muito quais foram as condições e como foram seus últimos dias.

PRAÇA de Recife - Estudo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018.

Esta é uma das obras de John Graz, intitulada" Praça de Recife". Como quase todas as obras do periodo modernista ela retrata uma cena da cultura brasileira com traços mais soltos e pouco preocupados com um realismo absoluto.

25