HISTORY MAGAZINE I | Page 6

Os líderes queriam romper com o colonialismo português e conquistar a Independência, adotando um regime republicano, mas como na época não havia uma visão de Brasil como nação, não tinham em mente a independência geral do país.

Criar indústrias no Brasil;

Adotar um serviço militar obrigatório;

Não tinham intenção de acabar com a escravidão, já que muitos dos líderes (por serem burgueses) dependiam muito dessa classe de mão-de-obra.

OBJETIVOS

Antecedeu o início da Revolução Francesa (5 de maio);

Sucedeu a Independência dos Estados Unidos.

CONTEXTO INTERNACIONAL

Joaquim Silvério dos Reis, que devia para a Coroa, delatou o movimento como forma de pagamento de suas dívidas, e isso fez com que os governantes portugueses perseguissem e prendessem os denunciados. Os civis e militares foram enviados para prisões em colonias portuguesas na África, os religiosos recolhidos para conventos em Portugal, já Tiradentes (por ser o mais pobre envolvido diretamente com o movimento) foi condenado à morte. Tiradentes foi enforcado em praça pública, como forma de lição para todos os que pensavam em apoiar ou incentivar de algum modo qualquer tipo de revolução. Foi esquartejado, e sua cabeça foi erguida em Vila Rica e as outras partes do corpo foram colocadas no caminho até lá.

REAÇÃO DE PORTUGAL

diretamente com o movimento) foi condenado à morte. Tiradentes foi enforcado em praça pública, como forma de lição para todos os que pensavam em apoiar ou incentivar de algum modo qualquer tipo de revolução. Foi esquartejado, e sua cabeça foi erguida em Vila Rica e as outras partes do corpo foram colocadas no caminho até lá.

3