A Revolução tinha como objetivo principal a conquista da independência de Pernambuco em relação a Portugal. Buscando implantar um regime republicano e elaborar uma Constituição. Mas mais uma vez não via o Brasil como uma nação, então pensava apenas na então província.
Nessa época os Estados Unidos já tinham conquistado a independência e a França já tinham passado por seu processo de Revolução.
Após tomarem o poder de Pernambuco, os líderes da revolução conquistaram o poder popular com redução dos impostos e até abolição de alguns, liberdade de expressão religiosa e midiática (o que era grande novidade para o Brasil), libertou presos políticos, aumentou salário dos militares, separam os três poderes (legislativo, judiciário e administrativo), porém a escravidão foi mantida.
Os revolucionários tentaram levar a grande conquista para as províncias vizinhas, mas sem sucesso, contando com a morte do padre Roma. A partir disso, a preocupação de D. João VI aumentou e decidiu enviar tropas militares para repreensão dos pernambucanos, que foram cercados e após meses de batalhas derrotados, levados à redenção.
OBJETIVOS
CONTEXTO INTERNACIONAL
REAÇÃO DE PORTUGAL
Escola de Ensino Fundamental (EMEF) em São Paulo, no Jardim Planalto, em homenagem à Antonio Carlos de Andrade e Silva;
MEMÓRIAS
8