Helicayenne Magazine Nº 2 Mar 2021 | Page 15

Cancro da mama e a vida sexual
estamos feias , estamos mutiladas e retraímo-nos . Mas quando existe amor o
Enganamos a nós mesmas . Dizemos que lutamos pelos nossos filhos ( uma parte sim ),
Começo por dizer que muitas mulheres deixam de ter prazer sexual durante o tratamento de quimioterapia por causa dos efeitos colaterais do mesmo . Não conseguir ter desejo sexual é normal , mas com o tempo voltamos a sentir . Falo da minha experiência : sou uma mulher a quem foi tirada a mama esquerda ; poderia não sentir prazer nenhum porque foi retirada uma parte de mim , mas isso não afetou a minha vida sexual . Existem tabus sobre esse assunto . Pensa-se que uma mulher , vítima de cancro da mama , não pode ter uma vida sexual normal . Ter cancro da mama não priva as mulheres de sentirem desejo , de se sentirem atraídas e desejadas pelos seus companheiros . Muitos deles afastam-se de nós porque nós próprias nos privamos dessa entrega . Deixamos de nos amar , pensamos que eles não se sentem atraídos por nós porque
aspeto físico não importa , importa sim o interior . Só assim sabemos que é amor verdadeiro . Às vezes , a parte psicológica engana-nos . Devemos estar conscientes que está tudo na nossa cabeça e nem sempre o que pensamos corresponde à realidade . Mas , se pensamentos enganosos e atormentadores persistirem , devemos consultar uma psicóloga ou pessoas que já passaram por isso . Ficarmos presas num mundo de dor , tormento e baixa autoestima é que não ! Temos de reconquistar a nossa vida e bem-estar porque o nosso estado emocional influencia muito a nossa vida sexual pós cancro da mama . Pensamos coisas que não existem , temos complexos de tudo e por isso deixamos a outra parte de nós morrer - a nossa vida sexual . Para que é que nos esforçámos tanto para vencer o cancro se depois nos privamos do prazer e do desejo de sermos amadas por nós próprias e por alguém ?
mas se não quisermos viver não há filho nem ninguém que nos ajude a vencer . Só nós mesmas , por amor à vida , e com uma fé inabalável em Deus . Só nós sabemos as nossas dores e frustrações quando estamos nessa situação . Eu sei que não é fácil . Sou uma mulher que sente desejo como qualquer outra mulher . Não deixei de ser quem sou , com mama ou sem mama . É a ordem natural das coisas , mas se não nos sentirmos atraentes primeiro , ninguém vai . Ser mulher é muito mais do que um corpo bonito .
Vera Lúcia
15