Cuidar de nós
Existem hábitos que , por vezes , criamos para o nosso bem-estar . Vou partilhar convosco um deles porque o considero bastante positivo e produtivo – ler .
Leio livros que gosto , como thrillers e policiais , que me fazem viajar e entrar noutros mundos , mas , entre estes , tento ler um de autoajuda , desenvolvimento pessoal ou autoconhecimento , que me obrigam a mergulhar em mim , no meu mundo interior . Existem inúmeros no mercado .
Costumo dizer que normalmente é o livro que me escolhe . Vou andando pela livraria , eu prefiro fisicamente , mas também acontece on-line . Observo , vejo as capas , os autores , e quando algum me atrai leio o prefácio e os comentários . Se achar que vai ser bom , já não o largo . Às vezes , o problema é querer levar muitos , mas o nosso coração acaba sempre por conseguir fazer a melhor escolha .
Porque é que acho isto importante e decidi escrever acerca ?
No meio de tudo o que vivemos - pressões familiares , sociais , económicas , responsabilidades , problemas para resolver , horários para cumprir , isolamento , medo da doença e medo do que o amanhã trará – entramos , frequentemente , num estado depressivo . Sentimos necessidade de respirar , sair , fugir . Muitas vezes , parece que vamos ficar malucos . Esquecemo-nos de várias coisas e nem sempre conseguimos
|
manter o fio de uma conversa sem ter algumas falhas de memória . Dormimos mal , sentimo-nos cansados e até frustrados . Os noticiários colaboram . Deixam-nos angustiados e impotentes . Não se percebe de onde vem tanta maldade , violência , ganância , corrupção , egoísmo , pobreza e por aí fora . Felizmente , há ainda muita gente boa , solidária e que se preocupa verdadeiramente . Alguns conseguem fazer a diferença .
Mas , o que é que precisamos para ver o mundo melhor e aquelas pessoas do bem ? Precisamos ler , conhecer , saber para depois decidir o que fazer . Com o quê ? Com a nossa vida e com o conhecimento que adquirimos . É unicamente aí que podemos marcar a diferença , para nós e para os outros . Podemos mudar a nossa forma de pensar e de ver o mundo . Temos a possibilidade de melhorar a nossa vida , apesar das intempéries . Quando o fazemos emitimos uma frequência , uma energia que atrai outras semelhantes .
Fico sempre muito mais feliz e iluminada , chamemos-lhe assim , quando leio um desses livros que nos elevam . Não devem é de ser lidos como os outros , precisam ser ruminados . Implicam análise , meditação e tempo para pormos em prática o que aprendemos . Normalmente , sublinho , coloco dobras , corações ou estrelinhas em algumas partes que considero mais importantes para
|
mim . Cada um fará como sentir melhor .
Uma das coisas que li , neste último livro de gestão pessoal , era que quem adquire o conhecimento deve passá-lo a outros , não o deve guardar só para si mesmo . Fez-me lembrar um filme que vi há muitos anos chamado Favores em Cadeia . Adorei . Cada pessoa , a quem lhe era feita uma ação de bem ( um favor ), ficava , com a obrigação , de o fazer também a outro , como elos de uma corrente de bondade . Se fosse sempre assim , o mundo seria um lugar bem melhor .
Como tal , vou deixar-vos com um resumo que o próprio autor , Robin Sharma , faz no final da sua obra . Chamou-lhe « Liminares para uma vida bela ».
1 – A principal tarefa de qualquer ser humano é fazer o seu trabalho interior . Todos os dias faz algo de significativo para te aprofundares . Para teres mais daquilo que realmente queres na vida , primeiro tens de te tornar quem realmente és .
2 – Encara a tua vida como uma fantástica escola de crescimento . Todas as coisas que vives , quer sejam boas , quer difíceis , vieram ao teu encontro para aprenderes a lição que mais precisas de aprender nesta fase particular da tua evolução enquanto pessoa . (…) pergunta a ti mesmo : « Que oportunidade é que esta pessoa ou situação representa ?» Esta é uma grande fonte de paz interior .
3 – Sê para ti mesmo verdadeiro . A melhor vida é a vida autêntica .
|
3 |