Helicayenne Magazine 03 Mai 2021 | Page 13

Livro Outros Mundos

Adoro aventuras de viagens e cada uma delas faz de mim o que
Em compensação , a cada vez que
Um ano , um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia . Vencedor de três prémios internacionais . Possível parágrafo de destaque . Em doze séries de fotografias e onze histórias insólitas , o livro “ Outros Mundos ” inspira e faz sonhar os amantes da fotografia , das viagens e das culturas . Um voo só de ida levou-me sozinha de Portugal até a Ásia e , a partir de lá , segui o fluxo dos acontecimentos , sem planos , sem datas , sem regras . Embebedei-me de liberdade . A Índia foi o ponto de partida e , em seguida , Nepal , Mianmar , Vietname , Camboja , Laos , Tailândia , Singapura , Malásia , Indonésia , Bornéu ( território da Malásia ) e Sulawesi ( Indonésia ).
sou . Mas quando se trata de fotografar , o cenário muda . Ao longo dos anos , descobri uma forma muito particular de viajar e de produzir material fotográfico com originalidade e , ao mesmo tempo , profundamente significativo para mim : em locais remotos , distantes dos roteiros turísticos . Para se encontrar e interagir com pessoas locais , que nos veem simplesmente como nós somos e nos recebem como convidados , é preciso , quase sempre , ir contra a maré do turismo . Este caminho , no entanto , tem um preço . Se não há turistas , não há transportes , hotéis , restaurantes , serviços , informações acessíveis , pessoas que falam inglês e tudo o que torna a vida do viajante menos complicada .
me ponho a andar em sentido contrário aos viajantes e mergulho na cultura , a experiência torna-se intensa , rica e vibrante . Entro , verdadeiramente , numa cultura local quando me sento no chão da sala e como , com as mãos , a comida de todos os dias . Quando sinto a dinâmica do funcionamento de uma família . Quando observo as rotinas , as hierarquias , as divisões de tarefas , as diferenças de género , a forma como são educadas as crianças ou como são tratados os animais . Tudo ensina e enriquece a minha experiência . Aproximarme da vida local , como ela é , revela uma dimensão que não vemos na superfície , durante uma viagem de férias .
13