Hatari! Revista de Cinema #05 Ficção Científica | Page 43

tenta convencer seus executores de que estão presos em seu sonho , e que se ele acabar morrendo todos irão desaparecer . O que pode ser relacionado ao fim trágico do psicólogo de David que , ao constatar que era apenas um personagem virtual , entra em colapso tentando provar o contrário .
Cameron Crowe chegou a dizer que considera Vanilla Sky muito mais um “ remix ” do que um “ remake ”. Com o que eu concordo , pois , mesmo refazendo algumas cenas e diálogos ao pé da letra , muitos aspectos novos foram acrescentados . Vejo no segundo filme uma pretensão futurista em elementos como as filmagens do aniversário de David , o holograma de um músico tocando trompete , a cena inicial da Times Square e as 429 referências a cultura pop que o diretor diz estarem no filme .
Abre Los Ojos e Vanilla Sky são duas ficções científicas que conseguiram trabalhar com o questionamento do real e virtual , tratando sob o mesmo patamar os sentimentos humanos . Em questão de comparação , não consigo ver uma obra como sendo melhor que a outra , penso nelas como complementares , sendo que ambas valem a pena serem vistas pelo menos mais de uma vez .
“ I think I can say that , for me , the projects are like two very special brothers . They have the same concerns , but their personalities are quite different . In other words , they sing the same song but with quite different voices : one likes opera , and the other likes rock and roll .” 1 ( Alejandro Amenábar )
Por Camila Sailer Kletemberg
1
“ Eu acho que posso dizer que , para mim , os projetos são como dois irmãos muito especiais . Eles têm as mesmas preocupações , mas suas personalidades são completamente diferentes . Em outras palavras , eles cantam a mesma música , mas com vozes diferentes : uma como ópera e a outra como rock and roll . ” ( Alejandro Amenábar )
43