9
Como eles atuam no corpo?
Os óleos essenciais possuem substâncias que, quando inaladas, estimulam nossas células nervosas olfativas. Esse estímulo desencadeia reações e estímulos sensórios, que estão ligados diretamentes a comportamentos emocionais, sexuais, aprendizagem, memória, dentre muitos outros.
O tratamento pode ajudar a combater a insônia, o estresse, ansiedade, dor, depressão dentre outras doenças.
Além disso, podem agir na cicatrização de ferimentos e no tratamento da acne, devido as suas propriedades antifúngicas, antivirais, bactericidas, etc. Os óleos penetram facilmente em nossa membrana celular, e se dissolvem nos lipídeos do corpo. O mentol e a cânfora, por exemplo, são compostos extraídos de óleos essenciais que são encontrados facilmente em remédios de medicina tradicional.
Por onde começo?
A aromaterapia não é um tratamento barato: óleos essenciais de boa qualidade não são baratinhos, e a consulta com o aromaterapeuta também não. Porém não se desespere, temos boas notícias! Nós separamos alguns dos óleos mais comuns para tratamento pessoal, que você pode encontrar facilmente em drogarias e lojas de produtos naturais, e entrar de cabeça no mundo da aromaterapia.
Lavanda: alivia o estresse, a ansiedade, e traz calma. Cicatrizante, secativo e antisséptico.
Alecrim: atua contra o cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, dores musculares e articulares.
Eucalipto: problemas respiratórios, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular.