O testemunho da Francisca Barros:
" Fui bem recebida pela minha família e rapidamente tornei-me amiga da rapariga que me acolheu. Lá, gostei de ver várias coisas como, por exemplo, o facto de eles não terem vizinhos e de a natureza estar em todo o lado. Gostei, também, muito da escola pois não era muito grande e tinhas pequenos detalhes que faziam a nossa manhã ser mais alegre.
A melhor parte foi conhecer tantas pessoas, não só da Croácia mas de vários países, e conseguir comunicar com eles. Gostei muito das atividades que fizemos ao longo da semana, muitas estavam relacionadas com o desporto.
Por fim acho que esta oportunidade foi única porque tenho a certeza que nunca me vou esquecer."
A crónica da Sara Calado sobre a mobilidade a Espanha para o“ Funchal Notícias”
Hoje, o diário da viagem do Clube Europeu da Escola Horácio Bento de Gouveia a Valência é escrito pela jovem Sara Calado. A estudante começa por dizer que « feitas todas as apresentações”, o segundo dia desta incursão por terras espanholas foi marcado pela“ diversão e emoção”.
A Sara confessa-se entusiasmada, aliás como todo o grupo, que ontem começou por assistir às aulas da manhã do sexto ano, da turma C. Com esta experiência pedagógica, ficaram « a conhecer o método de ensino dos professores de Valência”, chegando mesmo ao ponto de desabafar que é « um método encantador ».
As jovens estudantes fizeram inclusivamente « um curto vídeo, onde respondiam às perguntas dos colegas de Valência, tendo efetuado posteriormente uma pausa para o lanche no pátio da escola.
A Sara conta depois que participaram nos jogos tradicionais de Valência, tendo dançado e pintado. Por fim, relata ao FN, « cantámos a maravilhosa música sobre a felicidade – o hino do projeto, que foi ganho pela nossa escola ».
A noite de hoje termina com o jantar, em família, na cantina da escola. Participam neste convívio as famílias que têm acolhido, desde domingo, os estudantes madeirenses.