GO VEGAN GO VEGAN | Page 3

A Sociedade Vegana (The Vegan Society) foi criada há mais de 70 anos, mas o veganismo como prática existe há muito mais tempo.

Segundo a própria Sociedade, existem evidências de pessoas escolhendo evitar produtos animais há 2.000 anos.

O filósofo Pitágoras, por exemplo, também era conhecido por promover benevolência entre todas as espécies e seguiu o que poderia ser descrito como uma dieta vegetariana.

O próprio Buda (Siddhārtha Gautama) discutia dietas vegetarianas com seus seguidores.

Numa data mais próxima de nós, em 1806, os primeiros conceitos sobre veganismo começaram tomar forma com Dr William Lambe e Percy Bysshe Shelley criticando publicamente o consumo de ovos e laticínio.

Resumidamente se olharmos para o passado, a diferença entre vegano e vegetariano foi um marco histórico

que motivou Donald Watson e outros cinco vegetarianos que não consumiam laticínios a criarem a Sociedade Vegana.

O grupo se reuniu após se desfiliarem da Sociedade Vegetariana (The Vegetarian Society) por diferenças ideológicas, e então ficou decidido que era preciso adotar um novo termo para definir a si próprios, afinal, eles não apenas não comiam carne como também não consumiam nenhum tipo de laticínio.

O termo “vegan” foi cunhado, contendo as três primeiras e as duas últimas letras de “vegetarian”. Nas palavras do próprio Watson, isso marcou “o início e o fim do vegetarianismo”.

A definição de veganismo foi evoluindo desde então.

O que começou como uma diferença básica da dieta vegetariana logo se tornou “o princípio de emancipação animal da exploração do nome” até ser esclarecida como a busca do fim do uso de animais pelo homem para alimentação, commodities, trabalho, caça e por todos os outros usos envolvendo a exploração da vida animal pelo homem”.

Portanto, um vegano é um vegetariano por definição, mas um vegetariano não é necessariamente um vegano.

3

Como isso tudo começou?

Vegano ou vegetariano?