12 | MAIO 2018
ESPECIAL MESTRE JOSÉ ARAÚJO Pais
SHORINJI KEMPO É UMA FAMÍLIA
Quando soubemos que ia haver uma arte marcial na escola da nossa filha, não hesitámos em saber mais pormenores. A nossa filha, na altura com seis anos, precisava de uma atividade que lhe desse autoestima, trabalhasse a concentração e motivação. Sempre ouvimos dizer que uma arte marcial era o ideal para ela e faz sete anos que a inscrevemos, e as nossas expectativas foram mais que superadas. Até nós aprendemos! Tanto foi que não pensámos duas vezes em inscrever também o nosso filho mais novo nesta prática. Aprendemos que o Shorinji Kempo é muito mais que autoestima, concentração e motivação. Shorinji Kempo é também família, convívio, valores, solidariedade, respeito pelo próximo, ajuda ao próximo e, a frase que sem dúvida mais nos marcou foi,“ vive a metade da tua vida para ti, e metade para os outros”. Para nós esta frase significa muito e o Shorinji Kempo veio reforçar esse sentimento que tínhamos. É também este espírito que queremos incutir e passar aos nossos filhos. Saber que eles estão a crescer com valores como a responsabilidade é um orgulho. Quando um filho nos diz que não pode assumir outros compromissos- por vezes de situações bem aliciantes e próprias das idades deles-, porque tem mesmo de ir ao treino; porque os exames estão perto ou porque o campeonato está aí à porta e não podem deixar os colegas“ abandonados”, só podemos ficar orgulhosos. Não é qualquer criança que tem a capacidade de ter essa responsabilidade e sem dúvida que isso também se deve ao Shorinji Kempo.
MOMENTOS MARCANTES São muitos os momentos que nos marcam como pais nesta caminhada. Desde o nervosismo na época de exames, ao choro por não conseguirem superar algumas dificuldades, choro por medo de desiludirem o Mestre. Tudo isso nos marca, mas as alegrias superam tudo … o orgulho quando conseguem o cinto seguinte, o orgulho que sentem pelo bem que fizeram e o sorriso e agradecimento daqueles a quem ajudam. Enquanto pais, temos sem dúvida alguns( muitos) momentos marcantes. Como quando soubemos, pelo Mestre
Araújo, da necessidade em querer adquirir um Tatami para o nosso Dojo. Houve todo um entusiasmo e união entre os pais para se conseguir angariar dinheiro para fazer essa surpresa ao Mestre. Foi um misto de sentimentos enorme... Foi como um agradecimento especial por tudo o que ele já fez pelas nossas crianças. Isto também é Shorinji Kempo, a ajuda mútua em prol dos nossos e dos outros.
O NATAL DE TODOS OS DIAS Outro grande momento foi a passagem para o cinto negro, um marco muito importante para a nossa filha bem como para todos eles. Foi a afirmação de que levam a sério esta modalidade e que interiorizaram tudo o que lhes foi transmitido. Momentos como a ida do Mestre João Paulo para a Irlanda marcam muito e sublinham a importância da amizade.
O nosso Dojo ficou de coração partido, mas feliz por ele. E fez-se a promessa de que, um dia, iriam todos fazer um treino no Dojo do Mestre João Paulo, na Irlanda. Sem dúvida que praticar o bem nos faz bem, e isso viu-se em mais um momento que nos marcou muito. Recebemos o desafio, do Nuno Almeida, na época do Natal, de comprar presentes para crianças desfavorecidas. Comprar presentes, sabendo para que criança estamos a comprar é muito diferente de fazermos uma doação“ aleatoriamente”. Depois de comprados os presentes, fomos numa grande comitiva entregá-los à casa de abrigo onde viviam. Foi um dia que nunca mais iremos esquecer. Ver a alegria nos olhos daquelas crianças, os sorrisos sinceros que recebemos, os beijos cheios de amor e os abraços cheios de afetos. E ver os nossos meninos, com um orgulho enorme, ensinarem aos novos amigos a sua arte marcial! Faz-nos pensar na vida, faz-nos pensar que com tão pouco podemos ser felizes e dar a felicidade a outros. Sem dúvida, queremos mais dias destes, e não só no Natal. Por isto e muito mais dizemos que o Shorinji Kempo nos enriquece a vida, e agradecemos ao Mestre José Araújo, Sónia Rama Menezes e João Paulo por contribuírem para este enriquecimento.
TÂNIA VASCO
FICHA TÉCNICA
EDITOR: Nuno Almeida EDIÇÃO GRÁFICA: Sónia Ribeiro Silva; LOGOTIPO: Cátia Ribeiro;
COLABORADORES: Catarina Rama Meneses; Daniela Silva; David Ruah; Joana Araújo; José Araújo; José Santos; Leonardo Costa; Marcos António Afonso; Miguel Faria; Nazariy Kovalyuk; Nuno Almeida; Nuno Miguel Santos; Paulo Pedro; Rodrigo Faria; Sílvia Gonçalves Costa; Sónia Rama Meneses; Tânia Vasco