Susana
Herculano
Enquanto alguns se exibem nas redes sociais com a coloração extravagante do suco de pitaya (#nofilter), a neurocientista Susana Herculano-Housel também prepara seus sucos... de cérebro. A ideia da técnica criada por ela na Universidade Federal do Rio de Janeiro não é refrescar, mas determinar quantos neurônios existem no órgão rei.
Apesar de ter se tornado uma das cientistas mais influentes do país, suas condições de trabalho na UFRJ não condiziam com sua relevância. Um de seus últimos postos de trabalho foi uma escrivaninha que cabia atrás de um fichário vertical, ocupando 1 metro quadrado. Em maio de 2016, a cientista resolveu aceitar uma proposta da Universidade Vanderbilt, na cidade norte-americana de Nashville.
Um ano depois, como vai a vida em Hogwarts?
Hogwarts é um barato (risos). No Brasil, eu era contadora, técnica de laboratório, qualquer coisa que precisasse. Já aqui eu recebo broncas bem-humoradas se faço essas coisas. Também é um ambiente encorajador. O objetivo aqui é ajudar todos a fazer o melhor que podem. Tenho pena dos colegas brasileiros, porque entendo o que eles passam e sei como a vida deles poderia ser bem diferente.
Leia aqui a coluna da neurocientista para a Folha de S. Paulo
PAPO CABEÇA
POR NATHAN FERNANDES
Susana Houzel foi a primeira pessoa a descobrir uma forma para contar os neurônios no cérebro.
04