Fraternidade. Releitura civil de uma ideia que pode mudar o mundo FRATERNIDADE_MANIERI | Page 101

Fraternidade . Releitura civil de uma ideia que pode mudar o mundo
Reconhecer e assegurar a cada indivíduo o que se considera ser a ele devido é a forma universal de toda justiça , que está na base da constituição civil e da instauração do direito , garantidos e assegurados pelo emprego eventual da força pública , o Estado , posta a serviço de uma paz justa , respeitada a lei .
A justiça é a forma universal pela qual indivíduos independentes e diferentes se dispõem razoável e livremente numa ordem comum . Agindo em conformidade com esta ordem , o indivíduo se comporta legalmente e seu comportamento de certo modo já é comportamento justo na medida em que , embora sob forma simplesmente exterior , sua vontade livre se expressa em coexistência com outras vontades livres segundo leis racionais , pelas quais a cada um se reconhece o que é seu e cada um está garantido contra qualquer atentado da parte dos outros .
Agir legalmente já é um agir segundo justiça porque é um agir , embora por obrigação , só in foro externo , segundo uma ordem entre as liberdades , capaz de permitir o desenvolvimento mais livre de cada qual , desde que compatível com o de qualquer outro . Na legalidade o poder de liberdade do indivíduo abandona o plano do subjetivismo anárquico e do egoísmo prevaricador e se determina na disciplina da ordem civil como expressão da personalidade do cidadão .
A legalidade encontra seu cumprimento e aperfeiçoamento na moralidade , que é o agir não só em conformidade com a lei , mas determinado unicamente pela lei ; não só um agir segundo justiça , mas para a justiça . A moralidade envolve a esfera da intencionalidade da consciência , as motivações profundas das decisões particulares e individuais ; ela não põe só a condição a priori da universalidade , mas também o sentido , anterior a todo fato e a todo dado da ação humana justa , que os homens dão a suas ações . Este sentido é “ o valor ( der Wert ) que nós mesmos damos a nossa vida não só agindo , mas agindo tão livre e inde-
99