Frank News
6
Já sabemos que o dia 18 de março é dia do DeMolay. No entanto, vale a pena saber quem foi Jacques de Molay para nos situarmos sobre a importância dessa data.
J
acques de Molay nasceu na França em 1244. Ele possui esse sobrenome devido à cidade de Molay, onde nasceu. Algumas fontes chegam a afirmar que seu nome real é Tiago, pois Jacques seria apenas um codinome pelo qual ficou conhecido.
Aos 21 anos, adentrou a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo do Templo de Salomão, ou melhor: na Ordem dos Cavaleiros Templários, que exerceria um papel fundamental na sua vida. Em 1298, após a morte de Teobaldo de Galdino, Jacques foi nomeado como o 23° Grão Mestre da Ordem dos Templários, sendo o último de seu ciclo.
Fim do seu ciclo
iQuando assumiu o posto, enfrentou diversas dificuldades, como o insucesso das Cruzadas e duelos contra os sarracenos. No entanto, não se abalou. Nem mesmo com a maior das armadilhas forjada pelos seus inimigos.
Os Templários, por adquirirem inúmeras riquezas de maneira lícita, causavam inveja nos nobres da época. O Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, aliado do monarca, queriam pôr fim à Ordem do Templo para apossar-se injustamente de seus pertences. Na sexta-feira 13 (motivo para a maldição da data) do mês de outubro de 1307, Jacques é capturado, sofrendo nas masmorras por sete anos, resistindo às chantagens dos inquisidores e não entregando nenhum de seus irmãos.
Em 18 de março de 1314, o último grão-mestre do primeiro ciclo da Ordem do Templários é queimado na Ile de la Cité (Ilha da Cidade), em Paris, perto da Catedral de Notre Dame. À fogueira, lançou a maldição contra o Rei Filipe, o Papa Clemente e também contra Guilherme de Nogaret, principal auxiliar de Filipe o Belo. Os três vieram a falecer em menos de um ano.
Mais tarde, um grupo de jovens em Kansas City buscavam um nome para seu primeiro grupo.
18 de março: o Dia do DeMolay
A data de morte do herói e mártir da Ordem DeMolay, é um dos dias obrigatórios, os quais todo membro deve prestar reverência
Viram na figura de Jacques de Molay um cavaleiro bravo, honesto, que preferiu o fogo a trair seus companheiros. Assim, recebemos seu nome, para lembrarmos de seu exemplo e de nossa responsabilidade ao entrar na Ordem.
Frank Shermann Land também sabia da importância da data. Mesmo fundando a Ordem no dia 24 de março de 1919 , Frank oficializou a data de fundação para o dia 18, para que uma feliz coincidência ocorresse 605 anos depois.
A data também é lembrada estadualmente e nacionalmente. A Lei Estadual n° 12.905 de 2008, redigida inclusive pelo atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas, instituiu no Estado de São Paulo o dia do DeMolay. Seguindo a tendência do Estado Bandeirante, a deputada federal Luciana Costa propôs em 2008 que o dia fosse comemorado nacionalmente. Isso se transformou na Lei Federal n° 12.208 de 2010, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Sendo assim, o dia 18 de março é data fundamental. Todo DeMolay deve saber a importância deste dia para sua Ordem, também devendo reverenciar o finado Grão-Mestre. Ademais, a data também serve de exemplo para que possamos viver tão nobremente quanto nosso mártir morreu.