Outubro
7
Snooker - 1º Open
Foi também durante o mês de Outubro que iniciou a época individual da mais recente modalidade da Federação Portuguesa de Bilhar. Com 43 atletas atletas a disputarem a prova em 5 regiões de Portugal confirma-se o crescente interesse dos atletas Portugueses pelo pano verde.
O campeão nacional, Pedro France, atleta do FC Porto, venceu o 1.º Open Individual de Snooker (Zona Sul, Lisboa/Setúbal), ao vencer na final, realizada no Snooker Club Lisboa, o jovem Diogo Badalo, de 14 anos (Cue Action), por 3-1.
Refira-se que João Roque (SC Braga), campeão nacional em 2013, foi finalista vencido do Open na Zona Braga/Viana do Castelo: o minhoto perdeu apenas na ‘negra’ (2-3) para o seu antigo companheiro de equipa e barcelense Paulo Pereira, agora a representar a formação Bolas Virtuais.
Já na Zona Porto/Aveiro, o triunfo sorriu a Tiago Silva (Sanjoanense), que derrotou na final António Rosas, do Leixões, com uma ‘limpeza’ (3-0), enquanto que na Zona Coimbra, o campeão nacional de 2014, Rui Ribeiro Santos (Pool2You) impôs a sua lei e derrotou, por 3-1, José Gouveia, do Clube de Bilhar de Coimbra, no jogo decisivo (Respectivamente Foto Superior e inferior do lado direito).
Depois de duas vitórias da nova equipa do FC Porto no Campeonato Nacional de Snooker por equipas – a formação integra ainda Nuno Miguel Santos (capitão e ex-Benfica), Adérito Anil e Miguel Sancho -, Pedro France mostra as credenciais logo na abertura das provas individuais, no primeiro de seis torneios abertos (‘open’) que a FPB irá organizar em 2015/16.
Pedro France, viseense de nascimento e «portista ferrenho» começou por vencer Sérgio Maltez (Penya Barcelonista) por 2-0, seguindo-se duas vitórias sobre jogadores do Benfica, nos ‘quartos’ e nas meias-finais, sobre Lucas Barros (3-1) e Fábio Carvalho (3-2), respetivamente.
António Barroso