Fortalezas da UFSC Fortalezas da UFSC | Page 13

Antigo vídeo sobre a Ilha de Santa Catarina (Florianópolis) em 1939, cujos primeiros dois minutos mostram cenas da Fortaleza de São José da Ponta Grossa completamente arruinada.

Vídeo sobre a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada ao norte da Ilha de Santa Catarina, entre a Praia do Forte e Jurerê, Florianópolis, no sul do Brasil, mantida pela UFSC

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa possui a forma de um polígono irregular orgânico, com os edifícios distribuídos por três terraplenos situados em cotas de nível distintas, interligados por rampas de pedra e cercados por espessas muralhas em alvenaria de pedra e cal. A portada de acesso possuía originalmente Ponte Levadiça e um frontão triangular, e o corredor de acesso era coberto por uma abóbada em alvenaria de tijolos, hoje já desaparecida. Ladeando este corredor, a sala do calabouço, com porta e janela outrora gradeadas, e a Casa da Guarda, iluminada naturalmente por aberturas em forma de seteiras. O corredor de acesso (Trânsito) apresenta ainda nas suas paredes lateriais os rasgos de encaixe de uma porta interna ou quiça de um rastilho, que, em caso de ataque, fechava o acesso ao terrapleno inferior, onde se distribui a primeira ordem de baterias de canhões.