flash informativa 23 maio

Destaque
Oportunidades
Oportunidades EURES *
correiodominho 24 . pt 20 de Maio 2018 23 de Maio 2021 correiodominho . 19 pt

Europa informa

Parlamento Europeu e Conselho chegam a acordo sobre Certificado Digital COVID da UE

O Parlamento Europeu ( Parlamento ) e o Conselho chegaram a acordo sobre o regulamento que rege o Certificado Digital COVID da União Europeia ( UE ). Isto significa que o certificado ( anteriormente denominado Certificado Verde Digital ) deverá estar pronto no final de junho , como previsto . O acordo foi alcançado em tempo recorde , apenas dois meses após a proposta da Comissão .
O Certificado Digital COVID da UE :
• Abrangerá a vacinação , os testes e a recuperação ;
• Estará disponível em formato digital e em papel , dependendo da escolha dos destinatários , e incluirá um código QR assinado digitalmente ;
• Será gratuito , poderá ser obtido facilmente e estará também acessível às pessoas vacinadas antes da entrada em vigor do regulamento relativo ao Certificado Digital COVID da UE ;
• Pode também ser utilizado pelos Estados-Membros ( EM ) para efeitos nacionais , se tal estiver previsto na legislação nacional ;
• Os EM não devem impor restrições de viagem adicionais aos titulares de um Certificado Digital COVID da UE , a menos que sejam necessárias e proporcionadas para salvaguardar a saúde pública ;
• A Comissão também mobilizará 100 milhões de euros para apoiar os EM a proporcionarem testes a preços acessíveis .
O acordo político terá agora de ser formalmente adotado pelo Parlamento e pelo Conselho . O regulamento entrará em vigor em 1 de julho , com um período de introdução progressivo de seis semanas para a emissão de certificados pelos EM que necessitem de mais tempo .
Paralelamente , a Comissão continuará a apoiar os EM na finalização das suas soluções nacionais para a emissão e verificação do Certificado Digital COVID da UE , bem como a prestar apoio técnico e financeiro aos EM para aderirem ao portal .

Destaque

DIA MUNDIAL DAS ABELHAS : NOVO MANUAL PARA AJUDAR A DESENVOLVER OBJETIVOS EUROPEUS
É do conhecimento de todos nós que as abelhas , as borboletas e outros insetos polinizadores são vitais para ecossistemas saudáveis e para a sua capacidade de fornecer alimentos , água potável , medicamentos , materiais , lazer e bem-estar .
No entanto , e também do conhecimento de todos , que com três quartos da superfície terrestre alterados pela influência humana e um milhão de espécies em risco de extinção , a conservação da natureza por si só já não é suficiente . Precisamos de trabalho de restauro para trazer de volta o que perdemos !
Assim , tendo em conta este grande objetivo , no Dia Mundial das Abelhas – 20 de maio- o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia publicou um relatório de apoio para os decisores políticos da primeira avaliação do ecossistema à escala da União Europeia .
O relatório em causa , elaborado em conjunto com a Agência Europeia do Ambiente , fornece aconselhamento científico sobre a recuperação de ecossistemas degradados , a melhoria da monitorização da sua saúde e a definição de métodos para avaliar o estado dos mesmos .
Para consultar o relatório ( em inglês ): http :// bit . ly / abelhabio
SAÚDE PÚBLICA : DIRETIVA DA UE RELATIVA AOS PRODUTOS DO TABACO ESTÁ A PRODUZIR RESULTADOS
A Comissão Europeia publicou , no dia 20 de maio , o seu primeiro relatório sobre a diretiva relativa aos produtos do tabaco . Cinco anos após a sua entrada em vigor , a prática das orientações expressas da respetiva diretiva contribuiu para uma diminuição constante das taxas de tabagismo e do consumo de tabaco , segundo o relatório em causa . Referir ainda que o relatório em causa , salienta dois domínios principais em que é necessário introduzir melhorias : aplicação a nível nacional ; e melhor tomada em consideração dos novos desenvolvimentos do mercado .
Neste âmbito importa ainda salientar que o Plano Europeu de Luta contra o Cancro — um pilar fundamental da União Europeia da Saúde — visa criar uma « geração sem tabaco » até 2040 . Para atingir este objetivo altamente ambicioso , é preciso continuar a mobilizar atempadamente todo o arsenal de ferramentas de luta antitabaco disponíveis a todos os níveis .

Oportunidades

CONCURSO PARA ADMINISTRADORES NO DOMÍNIO DA SAÚDE E DA SEGURANÇA ALIMENTAR | EPSO O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal ( EPSO ) organiza um concurso geral documental e mediante prestação de provas para a constituição de três listas de reserva a partir das quais a Comissão Europeia poderá recrutar novos funcionários como « administradores » ( grupo de funções AD ), principalmente para a Direção-Geral da Saúde e da Segurança dos Alimentos ( DG SANTE ). Número pretendido de candidatos aprovados : 1 - Elaboração de políticas e de legislação no domínio da saúde : 41 2 - Elaboração de políticas e de legislação no domínio da segurança dos alimentos : 30 3 - Auditoria , inspeção e avaliação no domínio da saúde e da segurança dos alimentos : 30 Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-Membro da União Europeia , devem possuir conhecimentos de , pelo menos , duas línguas oficiais da UE , em que a segunda língua deve ser obrigatoriamente o francês ou o inglês . Devem ter licenciatura e 6 / 7 anos de experiência profissional relevante e só se podem candidatar a um dos domínios .
Remuneração mensal mínima indicativa de 6.294,84 EUR . Data limite : 21 de junho 2021 Para mais informações consulte : http :// bit . ly / epsojob

Oportunidades EURES *

ENGENHARIA GEOLÓGICA - SUÉCIA Kaunis Iron recruta profissionais ( M / F ) com formação superior em Engenharia Geológica ou de Minas , experiência , carta de condução e bons conhecimentos de inglês , para as seguintes posições :
• Mine Planning Manager I http :// bit . ly / eures82
• Resource Geologist I http :// bit . ly / eures83 Candidaturas até 30 de maio .
(*) As oportunidades acima referenciadas encontram-se registadas e publicadas no site iefponline . Para se inteirar sobre o perfil pretendido e condições oferecidas , bem como , a forma de candidatura consulte em www . iefp . pt / eures - DESTAQUES , clicando em “ saiba mais ” de cada oportunidade .
SETORES EMERGENTES PREPARAM ECONOMIA AZUL PARA LIDERANÇA NA TRANSIÇÃO ECOLÓGICA DA UE
Por ocasião do Dia Europeu do Mar , a Comissão Europeia publicou , no dia 20 de maio , a quarta edição do seu « Relatório sobre a economia azul da UE », que apresenta uma panorâmica do desempenho dos setores económicos relacionados com os oceanos e o ambiente costeiro na União Europeia ( UE ).
Salientar que o setor empregava diretamente cerca de 4,5 milhões de pessoas em 2018 e gerou um volume de negócios de cerca de 650 mil milhões de euros . Atividades emergentes como a energia oceânica , a biotecnologia marinha e a robótica irão desempenhar um papel importante na transição da UE para uma economia neutra em carbono , circular e rica em biodiversidade .
O relatório acima referido revela ainda uma aceleração do crescimento dos setores mais implantados na economia azul entre 2013 e 2018 — sete grandes setores , desde o transporte marítimo e a construção naval , passando pela energia eólica marítima , até ao turismo costeiro .
PARTICIPE
Participe na consulta e debate na Internet destinado a todas as pessoas que se interessam pela tomada de decisões na Europa . http :// bit . ly / consultasUE