Capa Falasporte!
Dezembro de 2016
A história da comunidade: A comunidade Anita Garibaldi nasceu em 2001 após uma ocupação realizada pelo MTST( Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). Segundo o movimento, a ocupação do terreno era ideal uma vez que ele não cumpria sua função social determinada pela Constituição Brasileira de 1988: proporcionar moradia garantindo subsistência ao dono daquela terra. Além disso, os impostos estavam atrasados e o local estava desocupado. No início, eram 300 famílias. Hoje, já são 2870 lotes que abrigam cerca de 15 mil pessoas. Quinze anos depois, os moradores do Anita conseguiram a homologação do juiz, que liberou a compra de carnês que legalizam a obtenção dos lotes, e não mais sofrem com o fantasma da reintegração de posse.
Foto: Felipe Mello
O enorme campo de terra localizado no centro da comunidade, crianças repletas de energia e uma bola de futebol. Essas foram as três motivações para que o Projeto Anita Garibaldi de Futebol de Campo ganhasse vida. Elvis Vieira, morador do Anita e fissurado por futebol, idealizou um projeto que beneficia cerca de 200 crianças, de 5 a 16 anos, apaixonadas pelo esporte.
Em 2012, Elvis, que também é DJ, viu a necessidade de oferecer àqueles meninos a possibilidade de desenvolver a prática do futebol.“ A ideia do projeto foi mostrar, oferecer para as crianças aqui uma diversidade, algo que eles pudessem praticar e também usar o tempo deles com algo necessário.” Elvis acredita que o papel de sua iniciativa vai muito além do contato com o esporte, visto que ela atua como uma maneira de manter as crianças longe da criminalidade e da influência das drogas. Ele conta que há um respeito por parte dele e das cabeças pensantes do tráfico, quanto ao distanciamento dos meninos em relação à criminalidade.“ Desde que você comece a florescer na cabeça deles que tem outros caminhos, não esse, você consegue mantêlos fora.“ 13