O caminho a pé
Só uma pequena estrada de 1,4km de extensão corta a Ilha da Trindade, ligando a Praia dos Andradas ao fim do POIT. Todas as outras regiões da ilha são acessadas somente através de trilhas que passam por costões, sobem morros de pedras soltas e passam por desfiladeiros abruptos. Em dias de chuva, muitas dessas trilhas ficam perigosas e são desativadas. A segurança é levada muito a sério na ilha e é terminantemente proibido fazer qualquer trilha desacompanhado. Há trilhas para o cume da ilha( o Pico Desejado, há 610m de altitude), e para diversas praias nos diferentes lados. Pelas trilhas pode-se acessar, por exemplo, as piscinas naturais da Praia do Lixo, da Crista do Galo e do Parcel, a floresta de samambaias gigantes localizada no topo da cordilheira que divide a ilha, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que guarda pertences pessoais de muitas pessoas que visitaram a ilha, e o Túnel, um buraco de cerca de 30m de comprimento no Paredão ao sul da ilha que permite visualizar o mar do outro lado. Em nossos dias de descanso, aproveitamos para fazer a maioria dessas trilhas.
Esquadrinhando o fundo marinho
Com um bote, barqueiros, cilindros e compressor à nossa plena disposição, não tivemos dúvidas: mergulhamos em todos os lugares possíveis da ilha. Desde a Calheta, Praia das Tartarugas, Parcel, Paredão sul, passando pela Praia do Príncipe, Lixo, Farilhões, Monumento, Ilha da Racha, Noroeste, Orelhas, Ponta Norte, Crista do Galo, Praia das Cabritas, Farol, naufrágio Shing e rampas até o costão em frente a ECIT. Em um dia de calmaria extrema conseguimos mesmo mergulhar no interior do Túnel, uma atividade considerada arriscada pela amplificação de ondas em seu interior. Pudemos observar boa parte da ilha, indo da superfície até os 40m de profundidade. Nesses mergulhos, realizamos nossas amostragens e coleta de organismos, tiramos muitas fotos e obtivemos muitos vídeos. Encontramos organismos previamente desconhecidos para a ilha( como três espécies de peixes) e muitas âncoras há muito perdidas, desde as pequenas até as maiores com
“ A diversidade de cores e a abundânica de peixes nos ambientes subaquáticos da Ilha da Trindade impressionam desde o primeiro momento.”
E x p l o r a W e b M a g a z i n e 15