Já pensou em viajar ao redor do mundo?
Longe de casa por Fidel Queiroz ocê já pensou em viajar ao redor do mundo?
VSe você tem esse sonho, venho aqui dizer que ele é sim possível e que você não precisa esperar até aposentar-se para concretizá-lo. Meu nome é Fidel Queiroz( 24), biólogo formado pela UFSC e que, no último dia 15 de Junho, largou um emprego estável, família e amigos em Florianópolis, partindo rumo ao desconhecido.
Minha primeira parada foi na cidade do Rio de Janeiro, onde visitei meu pai e participei da Conferência Rio + 20 das Nações Unidas. Após isso, peguei um voo para Londres e durante um período de cinco meses e meio viajei por diversos países na Europa, tais como: Inglaterra, Lituânia, Letônia, Estônia, Rússia, Finlândia, Suécia, Noruega, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Montenegro, Albânia, Macedônia, Grécia, România, Hungria, Bélgica, França, Áustria e Alemanha. De Berlim, viajei à Tailândia, e no trajeto fiz uma conexão de um dia em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. Depois da Tailândia, fui às Filipinas e por último Hong Kong e Macau, ambos na China.
Durante a viagem as duas perguntas que mais ouço são: 1. Você é rico? e 2. Quais são seus lugares preferidos? Em relação à primeira, a resposta é não. Como todo bom viajante sabe, ou deveria saber, a r e a l i z a ção de u m b om planejamento prévio é peça fundamental para o sucesso de qualquer viagem, seja ela de curta duração ou, quem dirá, ao redor do mundo. Portanto, iniciei a preparação para minha viagem com um ano de antecedência, sendo que nesse período trabalhei bastante e cortei qualquer tipo de gasto extra( festas, roupas, comer fora de casa …). Além disso, boa parte do meu tempo livre utilizei para definir os destinos, comprar antecipadamente as passagens e contatar pessoas para me hospedar
através do website CouchSurfing, pois dessa maneira abateria os custos de hospedagem. Passar um ano sem diversão foi difícil, porém o resultado sem dúvida nenhuma recompensa o esforço. Como diz o ditado popular“ No pain, no gain”.
Já a segunda pergunta é muito difícil de ser respondida, pois cada local apresenta sua beleza natural, culinária deliciosa e pessoas com culturas completamente diversas. Mas, se é necessário uma resposta, então citaria dois países: Noruega e Filipinas.
Na Noruega, estive por um período de sete dias durante o mês de Agosto( o verão deles) e visitei duas cidades: A capital Oslo, com 600 mil habitantes, e Bergen, a segunda maior cidade, com 240 mil habitantes. O país, localizado na região da Escandinávia, possui o maior IDH( índice de desenvolvimento humano) do mundo, e isso não é à toa. Durante os dias que lá estive, pude vivenciar isso e ainda conversar com noruegueses a fim de tentar entender melhor o porquê.
E x p l o r a W e b M a g a z i n e 10