Exemplo 1 number3 | Page 9

Critérios de Copenhaga

Do Conselho de Copenhaga saíram três critérios que deveriam ser cumpridos pelos países para a sua admissão na União Europeia.

Esses critérios são:

- O critério político: o país deve ter instituições de ordem pública e privada, de modo a que garantam a democracia, o estado de direito, os direitos do Homem, e o respeito pelas minorias, e a sua respetiva proteção.

- O critério económico: deve haver uma economia de mercado estável, e que funcione de forma efetiva e capaz de fazer face às forças de mercado Europeias.

- O critério do acervo económico: para fazer parte da EU, o país tem de ter capacidade para assumir as obrigações europeias.

Conselho Europeu de Copenhaga

Nos dias 21 e 22 de junho do ano de 1993, o Conselho Europeu, reuniu-se em Copenhaga, na Dinamarca. Foram discutidos alguns critérios que foram reforçados em 1995, através do Conselho Europeu de Madrid, foram decretados. Ao documento que saiu do Conselho Europeu de Copenhaga, deu-se o nome de Critérios de Copenhaga.

A partir desse momento, para um país aderir à União Europeia teria de cumprir três critérios, o critério político, o critério económico e o critério do acervo comunitário.