O Tratado de Paris, assinado a 18 de abril de 1951 entre a França, a Alemanha Ocidental, a Itália, a Bélgica, Luxemburgo e os Países Baixos, formalmente conhecido como o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e Aço (CECA), que, consequêntemente, se tornou parte da União Europeia. O tratado tornou-se oficial a 23 de julho de 1952 e expirou a 223 de julho de 2002, 50 anos após ter sido criado.
O tratado trouxe estabilidade política e económica na europa ocidental após a Segunda Guerra Mundial, colocando países outrora inimigos da guerra a colaborarem com o comércio de carvão e aço, a chave para os recursos que previamente gastaram no período de guerra. O tratado Europe Declaration foi também assinado pelos presentes líderes declarando que o tratado tinha dado nascimento a uma nova europa unida e democrática, sendo este conceito criticado por Charles de Gaulle.
Tratado de Paris
02
Objetivos do Tratado de Paris
Criação de uma Europa Unida;
Impossibilitar uma nova guerra entre os estados membros;
Encorajar a paz mundial;
Transformar a Europa "passo a passo" numa comunidade democrática, unificando os dois blocos políticos separados pela Cortina de Ferro (expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental como áreas de influência político-econômica distintas, no pós- Segunda Guerra Mundial, conhecido como Guerra Fria);
Criação da primeira insittuição internacional;
Facilitar o comércio entre os países membros;
Revilitalizar o comércio europeu começando pelo carvão e aço;
Improvar a economia mundial e on desenvolvimento de múltiplos países, incluindo os pouco desenvolvidos países africanos.