5
PUlp fiction
Com Pulp Fiction (1994), Tarantino criou um passeio de emoção imprevisível cheio de violência e referências à cultura pop. Em sua história, John Travolta vive Vincent Veja, um pistoleiro atribuído para cuidar da namorada do seu chefe (Uma Thurman), um papel que ajudou a ressuscitar sua carreira. VeGa vive uma parceria com o colega Jules Winnfield, interpretado por Samuel L. Jackson. Além disso, o segundo enredo envolve Bruce Willis como um boxeador. Tarantino conseguiu entrelaçar com sucesso todas essas histórias diferentes para fazer um filme fascinante.
“Sua mente funciona como o Diabo da Tasmânia em um trem bala. É tão rápido que muito poucas pessoas podem manter-se com suas referências,” afirmou Eric Stolz, que interpretou um traficante de drogas no filme, em entrevista à revista Los Angeles.
Pulp Fiction era tanto um sucesso comercial e de crítica. Nos Estados Unidos, ele ganhou mais de 108 milhões de dólares na bilheteria, tornando-se o primeiro filme independente a fazê-lo. O filme ganhou o prestigioso prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1994 e recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Por seu trabalho no filme, Tarantino levou para casa o prêmio de Melhor Roteiro Original, uma honra que ele tinha que compartilhar com Roger Avary, ex-colaborador. Os dois tiveram uma briga sobre os créditos da escrita do filme.