EuroBrasil EuroBrasil | Página 4

Na música os temas nacionais também foram abordados demonstrando principalmente as emoções das pessoas. Músicos deste período: Ludwig van Beethoven (suas últimas obras são consideradas românticas), Franz Schubert, Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Robert Schumann, Hector Berlioz, Franz Liszt e Richard Wagner. Na dramaturgia o romantismo se manifesta valorizando a religiosidade, o individualismo, o cotidiano, a subjetividade e a obra de William Shakespeare.

Já no Brasil, o romantismo inicia-se em 1836 com a publicação, na França, da Nictheroy - Revista Brasiliense, por Gonçalves de Magalhães. Neste período, o país ainda vivia sob a euforia da Independência do Brasil. Os artistas brasileiros românticos buscaram sua fonte de inspiração na natureza do país e nas questões sociais e políticas que estava ocorrendo no momento. As obras brasileiras gostavam de enfatizar o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso país e o cotidiano popular. Os pintores românticos do Brasil buscavam valorizar em suas obras o nacionalismo, retratando fatos históricos importantes. As obras principais deste período são: A Batalha do Avaí de Pedro Américo e A Batalha de Guararapes de Victor Meirelles.

No ano de 1836 é publicado no Brasil “Suspiros Poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães. Esse é considerado como a obra que iniciou o romantismo deste período na literatura de nosso país. Aqui no Brasil, o periodo pode ser dividido em três gerações: