Antes de iniciar o estudo sobre qualquer aspecto da literatura deve-se inicialmente compreender que ela e não é algo avulso, um trecho qualquer que um autor escreve sobre um fato inusitado em certa ocasião. A literatura, assim como toda arte, foi desenvolvida de acordo com o momento histórico em que ela se situava, ou seja, segue os momentos em que a sociedade esta vivendo.
Inicialmente, tinha-se a literatura brasileira de pouca identidade, ou seja, totalmente influenciada pela literatura portuguesa, devido, é claro, ao período Colonial em que o Brasil se situava. No entanto, após a independência, a partir do romantismo o Brasil começa a se inserir na chamada Era Nacional, é quando sua literatura começa a ganhar características e expressões próprias.
Desde então passamos por várias outras épocas e mais estilos, que agora já possuíam sua originalidade. Porém, cabe ressaltar, que por mais que a literatura brasileira tenha ganhado suas próprias características, ela sempre sofreu, de certa forma, influência e idéias da literatura européia.
Portanto, pretende-se nesse trabalho observar e analisar as semelhanças e divergências entre a literatura brasileira e européia, a partir dos estudos de dois importantes estilos: o romantismo e o simbolismo.
Introdução