EUFONIA Música no século XVIII | Page 11

ST. CECILIA BY RAFFAELLO SANZIO

O Período Clássico

P O R C O N S T A N Ç A U. C H A V E S A musica clássica é considerada um género elegante e refinado, um pouco menos complicada e mais leve que a Barroca. A Época Clássica da música ocorreu entre a segunda metade do século XVIII e o início do século XIX, caracterizando-se pelo equilíbrio, simetria e claridade, imbuído da razão e da ideia de experiência e conhecimento, sendo a época que decorre entre o Barroco e o Romantismo, na parte final do Iluminismo. Portugal não fugiu à corrente dominadora do classicismo na cena musical europeia da segunda metade do século XVIII, apesar da posição periférica e de não existir uma forte e socialmente impregnada educação e atividade musicais. Foi a partir do casamento do rei D. João V com a princesa austríaca D. Maria Ana que a música em Portugal ganhou um novo alento. Começava o chamado período " italiano ", marcado pela preponderância e influência da ópera italiana e das suas formas dramáticas de carácter acentuadamente profano. Alguns músicos portugueses foram mesmo a Itália para desenvolverem estudos de música, a expensas de D. João V, principalmente depois de 1717. António de Almeida e António Teixeira são os dois músicos mais famosos dessa leva de músicos italianizados de Setecentos em Portugal. Neste período a musica instrumental passou a ter uma maior importância que a vocal e foram substituídos alguns instrumentos, passando-se a utilizar mais instrumentos de sopro. Em relação à orquestra, foi no período clássico que foi desenvolvido um modelo de agrupamento instrumental. Esse agrupamento ficou dividido em: cordas, sopros de madeira, sopros de metal, e percussão. As cordas foram divididas em: 1os violinos, 2os violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Já os sopros de madeira foram divididos em: uma ou duas flautas, dois oboés, dois clarinetes e dois fagotes. Os sopros de metal eram até então duas trompas e dois trompetes e os trombones( as tubas foram inseridas no século XIX). A percussão ficou representada pelos tímpanos, que eram apenas dois. Além destes, participavam ainda pianos, órgãos e celestas.
João de Sousa Carvalho( 1745-1798) Compositor, pedagogo e músico português. É um dos mais destacados compositores de ópera de Portugal, tal como Marcos Portugal, que foi seu aluno em Lisboa.
Marcos Portugal( 1762-1830) Compositor e organista lusobrasileiro de música erudita. No seu tempo, as suas obras foram conhecidas por toda a Europa, sendo um dos mais famosos compositores portugueses de todos os tempos.
Luísa Todi( 1753-1833) Cantora lírica portuguesa que actuava em várias cortes Europeias.
J A N E I R O 2 0 1 8 • E U F O N I A | 0 9