By: Renan Passos
5
“Capoeira é a arte que une a comunidade”
Firmo era um grande capoeirista, tinha como essa arte o seu trabalho e com o tempo foi se tornando amiga de Rita Baiana e se tornando cada vez mais companheiro dela. Um certo dia houve, simplesmente chegaram a uma decisão, de que não haveria, mas esse preconceito em relação ao trabalho de cada um e se houvesse a pessoa séria punida com 1 ano de prisão. O cortiço vai a cada dia crescendo as profissões e também aumenta as cargas horárias dos trabalhadores, portanto eles ficam sufocados com tanto trabalho em cima deles.
Em uma noite em que todos os moradores do cortiço estavam festejando a chegada de uma pessoa muito querida que tinha como apelido " a dona do cortiço “, de repente começaram a ouvir barulhos de tiro, assim os tiros acertaram uma pessoa inocente, o Firmo. Isso tudo passou de uma emboscada para mata-lo, pois, a pessoa quem atirou não gostava de determinadas profissões que abrangia o cortiço, tais ela como: lavadeiras, vendedores e etc.
A dor de uns e a alegria de outros, Rita Baiana mesmo companheiro dele de profissão, ficou inconformada com a morte de seu amigo e nunca pensou que um ser humano seria capaz de mata-lo, por causa de um determinado emprego, que na visão do assassino, aquele trabalho não era digno.