Especial 500 Milhas de Indianápolis Edição Especial | Page 12

25 anos de Brasil na ponta da Indy 500

Emerson Fittipaldi levou cinco anos para se afirmar realmente no automobilismo americano, ao contrário do que muitos pensam. Apesar do currículo de campeão da Fórmula 1, apenas em 1989 o brasileiro garantiu um posto entre os grandes da Indycar. E foi, claro, com uma vitória na "Brickyard".

O Penske Chevrolet da equipe Hogan, subsidiária da principal, estava com um acerto imbatível naquele dia. Emmo liderou 158 das 200 voltas e pouco foi ameaçado ao longo da prova. Uma tática de pits e uma bandeira amarela, contudo, deixaram Al Unser Júnior na mira de sua primeira vitória também.

O competidor da equipe Galles veio com tudo nas últimas voltas, disposto a tudo para cruzar na frente. Só que Emerson, apesar de mais velho, também não estava disposto a ceder. A dupla chegou em dois retardatários e ninguém tirou o pé... O piloto da Penske se manteve por dentro, perdeu um pouco a traseira por conta do vácuo e veio o toque...

Little All rodou e bateu forte no muro, enquanto Emerson conseguiu buscar a traseira e seguiu para a bandeirada. Ao passar ao lado da pista, ainda recebeu os cumprimentos do rival, reconhecendo uma vitória batalhada, apesar da batida.

Confira abaixo os vídeos com vitórias de Emerson, em 1989 e 1993