Ouvi falar muito do livro no ensino fundamental ,pois minha mãe já havia lido e isso despertou minha curiosidade para saber mais sobre a obra . Agora, no ensino médio tive a oportunidade de lê-lo.
A Moreninha escrito em 1820 por Joaquim Manuel de Macedo fala sobre quatro amigos e estudantes de medicina : Filipe, Leopoldo, Fabrício e Augusto. Os quatro amigos foram passar o feriado de Sant’Ana na ilha onde a avó de Filipe morava. Conheceram as primas e a irmã de Filipe: D.Carolina ( a Moreninha). Apostaram com Augusto que se ele conseguisse se apaixonar por uma só moça mais de quinze dias Augusto escreveria um romance, caso contrário quem o escreveria seria Filipe.
Certo dia conversando coma avó de Filipe, Augusto conta que quando tinha 13 anos e foi para a praia no Rio de Janeiro conheceu uma menininha de 7 anos, os dois brincaram e prometeram que se casariam no futuro .Encontraram um homem á beira da morte que deu um camafeu para os dois, abençoou o casamento e disse que futuramente quando se encontrassem reconheceriam os camafeus e poderiam ficar juntos. A partir daí Augusto não conseguiu parar de pensar na menininha e por isso não conseguia se apaixonar por outra moça.
D.Carolina e Augusto foram ficando cada dia mais próximas, e a cada dia que passava Augusto gostava mais da moreninha. Quando o feriado acabou os 4 amigos voltaram para casa ,mas, Augusto e D.Carolina não paravam de pensar um no outro. Então Augusto voltou para a ilha e D.Carolina contou que ela era a menina da praia. Os dois mostraram os camafeus que guardavam e começaram a namorar. Assim Augusto perdendo a aposta teve de escrever um romance o qual nomeou de “ A Moreninha”.
O livro superou todas as minhas expectativas, quando ouvi falar sobre ele o imaginei totalmente diferente. Consegui me identificar com os personagens. Vale a pena ler.
Amanda Deves
16 anos
Aposta de um
amor já traçado
"A sinceridade é o princípio e o fim de
todas as coisas."