Escola Estadual Ágora Contemporânea | Page 50

Escrito por José de Alencar, Diva é um romance que retrata a vida da sociedade fluminense, na qual Emília, ou simplesmente Mila, é salva da morte por um jovem médico chamado Augusto. Depois de alguns anos, Emília já é uma mulher feita e disposta e, ao invés de retribuir todo o bem que Augusto lhe fez, passa a maltratá-lo e humilhá-lo diante das outras pessoas, que estão presentes nos bailes e reuniões que acontecem em quintas e domingos, na casa de Dona Leocádia e sua sobrinha Júlia.

Augusto, como está perdidamente apaixonado por Emília, faz tudo para poder ficar com ela, mas como ela é de família rica e ele é só um simples médico, esse sonho fica cada vez mais distante de acontecer.

Depois de um tempo, porém, Emília se apaixona por Augusto que não mais a ama. Após algum período, Emília e Augusto se encontram numa cascata artificial, num tanque de pedras, e lá ficaram trocando ideias sobre o que aconteceria com eles. Passados mais alguns dias, eles se encontram novamente, mas agora em uma floresta perto da casa de Emília, então eles decidem namorar e mais tarde se casam e vivem felizes.

Esse livro nos mostra o quanto as pessoas eram apaixonadas, mas não correspondidas, e faziam loucuras (como exemplo: ficar dias viajando só para passar um ou dois dias com aquela pessoa, ficar dias esperando alguma carta que nem sempre chegava etc...) para conseguir ficar com aquela pessoa. O livro foi escrito em 1864 e não é uma continuação de Lucíola como muitos pensam.

Richard Urnau

16 anos

As loucuras de Augusto