“Tudo o que é humano, a gente vai discutir no teatro”
Conforme Jacqueline, o teatro veio da filosofia, na antiga Grécia, pois surgiu da necessidade de se discutir com o grande público questões que afetam o ser humano, tais como: coisas pessoais, da comunidade, de um grupo ou da atualidade. “O ser humano se ver em cena, com sentimentos, faz a gente se emocionar, se identificar e criticar”.
Os exercícios de teatro são muitas vezes difíceis das pessoas entenderem, pois estimulam o autoconhecimento. “Quem é essa pessoa que vai lá na frente dizer uma poesia, um texto? Sou eu mesmo? Sou e mais alguém? É outro eu que não conheço ainda, que está lá quietinho e, se tiver chance, vai se expressar artisticamente? ”, indaga a atriz.
conheço ainda, que está lá quietinho e, se tiver chance, vai se expressar artisticamente? ”, indaga a atriz.
Para Jacqueline, existem outros motivos que fazem a artes cênicas serem importantes na vida das pessoas. “Você pode criar histórias, tristes ou engraçadas. Assim, já abre um caminho alternativo para o nosso cotidiano triste e duro, criar magia, algo que você vai inventar”, salienta entusiasmada.
O teatro possibilita o uso de todas as linguagens artísticas, desde as artes visuais, por meio do cenário e da luz, até a música, a cenografia, os figurinos. “Fica uma coisa rica, é como se aquela expressão artística ficasse recheada de som, luz, visões e imagens”, enfatiza. Jacqueline.
Ensaiando para
ensinar