ENERGIAS ALTERNATIVAS Nov 2014 | Page 10

Energia da água

A evolução das rodas-d'água deu origem às modernas turbinas hidráulicas. Esse sistema é fechado, portanto a energia potencial da pressão da água é melhor aproveitada. Uma vez que esta decresce de maneira controlada no interior da máquina até a liberação do líquido ao final totalmente sem energia.

A energia mecânica é transformada em energia elétrica, que por sua vez distribui a energia muito mais facilmente.

Todas as turbinas são baseadas em duas alternativas do mesmo princípio: a quantidade de energia gerada depende da vazão que passa pela roda multiplicada pela altura da queda d'água. A primeira, é a de Pelton. E a segunda, de Francis e Kaplan.

A água possui um caminho certo, contínuo e invariável, portanto seu uso é mais fácil. O único problema enfrentado é as variações de suas vazões e velocidades, que dificulta o armazenamento da água em grande volume. No século XX, a energia hídrica começou a ser utilizada

para a produção de energia elétrica, mas desde os anos 60 a.C já se utilizava a mesma para a movimentação de moinhos. Esta energia resulta da água dos rios em movimento, águas essas que vão em direção ao mar e que, além de conduzirem as das nascentes, captam a das chuvas. O movimento ou queda das águas das chuvas contém energia cinética que pode ser aproveitada para produzir energia.

ENERGIA DA ÁGUA

OS SISTEMAS HIDRELÉTRICOS