Cozinha Experimental
A EMEF Santa Rita, em 2018, quando informada da Edição do Projeto do Fundo Social da Sicredi União-RS, decidiu pela elaboração de um projeto para realizar as adequações na cozinha da escola: readequar e transformar num espaço de aprendizagem de receitas saudáveis e com o reaproveitamento de alimentos.
Com os recursos recebidos através deste Projeto foram comprados: 01 coifa metálica; 01 conjunto de cozinha sob medida com tampos e pia de granito e 01 fogão industrial. E assim, com a cozinha toda remodelada, foi feito um cronograma em que todos os alunos, em turmas, com os seus professores, nas sextas-feiras se deslocavam para a Cozinha da ESCOLA para juntos produzirem Receitas considerando os aspectos: teor nutritivo, reaproveitamento e alimentação saudável.
No dia 26 de fevereiro, esta etapa teve início na escola também com a colaboração da Nutricionista Camila Fischer, da SDE, que ministrou palestras para todas as turmas sobre “Alimentação Saudável”. Mensalmente, vinha para a EMEF Santa Rita, nos turnos da manhã e da tarde, para trabalhar receitas Práticas com os nossos alunos.
O trabalho com as famílias dos alunos e comunidade escolar, que também iniciou em fevereiro e encerrou em novembro, aconteceu em virtude das parcerias da Escola Santa Rita com:
• Patronato Agrícola- Centro da Esperança e Cidadania- que disponibilizou este espaço físico e toda a estrutura da sua cozinha para que, semanalmente, se realizassem as aulas para as mães e familiares dos alunos e também a sua educadora social, Geoana Alberti, que dava aulas práticas uma vez ao mês;
• COOPERMIL, que foi parceira através do Patronato Agrícola, na cedência das duas profissionais, Neca Bao e Patrícia Spielmann, que há cada 15 dias estavam presentes para darem as aulas práticas do Projeto “Cozinha Experimental”.