O PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, foi criado em 1992 no Rio de Janeiro e seu objetivo principal é conscientizar que as drogas não são uma escolha boa para a vida. Por isso, esse programa é desenvolvido tanto nas escolas Municipais, como nas escolas Estaduais, através de uma atividade educacional preventiva ministrada por um representante da Brigada Militar.
Esse programa tem cuidado para que, desde pequenos, todos sejam instruídos sobre a realidade acerca das drogas . Assim, acredita-se que os indivíduos terão menos complicações nas diversas áreas de sua vida, seja no presente ou na vida adulta.
O palestrante PROERD usa de estratégias para ensinar jovens e crianças a não usarem drogas e a não consumirem bebidas alcoólicas. Mas também instrui os aprendizes a exercitarem o respeito tanto aos familiares, como também aos colegas de turma e aos professores, seja dentro ou fora da sala de aula.
Essa preocupação se deve ao fato de professores e alunos observarem, todos os dias, que muitas famílias estão sendo afetadas por problemas originados no vício. Esses problemas se refletem negativamente na comunidade escolar, uma vez que a sala de aula é espaço para sentimentos e experiências humanas, além, é claro, de todo o conhecimento cientifico ofertado pela escola.
Então, devido sua missão de ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, escolas como a E.M.E.F. Santa Rita é parceira do PROERD, concedendo espaço no ambiente escolar para palestras e apoio no desenvolvimento de seu projeto.
Inclusive, o ano letivo na escola Santa Rita iniciou com uma palestra aos pais, em que o Tenente Amarildo Kaiber, palestrante PROERD, falou sobre vícios de drogas lícitas como bebidas alcoólicas e cigarros. Na ocasião, alertando a comunidade escolar sobre exemplos e sobre a família. Os pais ouviram, perguntaram e ainda relataram vários fatos do cotidiano.
PROERD 2019
Já o encerramento do ano letivo não poderia ser diferente! Houve até formatura para os alunos do 5º ano engajados nesse programa, cujas aulas regulares do projeto aconteceram todas terças- feiras das 13h30min-14h30min. O Professor do programa, Sargento Parayba, oportunizou um ambiente agradável para a aprendizagem e envolvimento dos alunos.
Várias autoridades estiveram presentes prestigiando a solenidade de formatura que se realizou no dia 28/11 nas dependências do CTG Sepé Tiaraju. Esse evento reuniu os formandos 2019 de toda a rede Municipal e Estadual de ensino. Tanto formandos, como professores e diretores receberam os certificados. E algumas premiações foram entregues, como o prêmio da melhor redação para Natália Barbosa Timm, aluna do 5º ano da escola Santa Rita.