História da Escola Santa Rita
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita foi criada pelo decreto Municipal n.º 112 de 30 de novembro de 1978, sendo que seu Decreto de Autorização de Funcionamento foi publicado no Diário Oficial de 05 de junho de 1979, sob n.º 11965.
O terreno onde a escola foi construída
foi cedido pelo Patronato Agrícola que
desde sua fundação em 1953, não
possuía local próximo para os meninos estudarem. Assim, a instalação da
EMEF Santa Rita atendeu ao pedido
de toda comunidade da Vila
Esperança e arredores.
Na época, as crianças da comunidade precisam ser encaminhadas para a escola situada no centro, ou Lajeado Figueira. Porém, ambas ficavam longe e o trajeto era perigoso.
Em 2003 a escola passou a funcionar no antigo prédio Colégio Cenecista Dr. João Dahne devido ao grande número de educandos/as e falta de salas de aula no prédio antigo.
Em 12 de dezembro de 2008 foi inaugurada a nova escola que passou a funcionar em 22 de fevereiro de 2009, com amplas salas de aula, uma enorme biblioteca, quadra de esportes, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências, Sala de Recursos (AEE), refeitório, sala de professores/as, banheiros, parque infantil.
A Escola recebeu este nome devido a um pedido especial do senhor Antônio Carlos Borges – prefeito na época, já falecido – que tinha devoção especial por Santa Rita de Cássia.
A professora Almerinda Peroty foi à primeira diretora da escola e a ela seguiram: Gládis Maria, Jeske de Oliveira, Elaine Sanagiotto, Raquel Maria Sanfelice Dani, Maria Odete Zancan, Ivanete Perin, Cármen Müller, Ieda Marli Grizotti Cardoso e atualmente Antonieta Maria Liczbinski.