edifício de uso misto
U
Memória descritiva
m conceito forte baseado em formas simples. Um "bloco" de vidro que transmite leveza aos volumes brancos que dele sobressaem, criando a ilusão destes flutuarem.
O avanço destes volumes de betão permite criar varandas para as salas e quartos e zona de
bancada/ móveis na cozinha, permitindo ainda a criação, por cima dos vãos de todo o apartamento, menos nas casas de banho, um pequeno roupeiro para arrumos.
A planta do edifício é baseada em quatro quadrados afastados entre si, o que permite fazer a zona de circulação, caixa de escadas, elevadores e distribuição para os apartamentos, no meio desses quatro quadrados.
Em relação à planta dos apartamentos existe uma separação entre a zona de dia e a zona de noite, utilizando um "quadrado" para cada zona, permitindo assim resolver melhor a situação das coretes.
A planta dos escritórios possui uma varanda que fornece um espaço exterior aos trabalhadores.
Já a planta do rés-de-chão é simplesmente o "bloco" de vidro, onde o volume de betão do piso superior serve apenas para protecção à exposição solar, dando assim um melhor conforto térmico.
Os arranjos exteriores foram "guiados" pela entrada para o estacionamento. Sendo um elemento ligeiramente marcante optou-se por trabalhar esses arranjos por socalcos. Os muros de suporte acompanham e reduzem o "choque" dessa mesma entrada, criando um "Altar" para o edifício, sendo que a escadaria de acesso possui vista para a praça.