Elvino's 1 | Page 10

residência para estudantes

O

Memória descritiva

conceito do projecto consiste num “tubo” quadrangular que percorre o terreno.

O Volume do “tubo” percorre o terreno sempre à mesma cota. Contudo, no lado voltado para a envolvente, o volume fica em alguns locais enterrado e noutros fica suspenso, devido ao terreno acidentado.

Esse volume tem vários “cotovelos” e marca a passagem do exterior para o interior da residência, sem haver a necessidade de um muro a delimitar o terreno.

Nesse volume estão situados todos os quartos para os alunos. Já no patamar inferior situa-se a área de serviços de apoio à residência e ainda os T1’s para os professores, rodeando uma pequena praça que oferece aos estudantes um local reservado e acolhedor onde pode haver todo o tipo de actividades.

A entrada principal é realçada devido ao facto de ser a única descontinuidade em toda a fachada. Existe ainda outra entrada secundária por baixo do volume dos quartos dos estudantes no lado Este do edifício.

Ao interferir pouco no espaço exterior, pretende-se que o edifício assente perfeitamente no lugar, transmitindo uma grande harmonia entre o edifício e o espaço envolvente. Totalmente relvado e com árvores já existentes no local permite realçar o contraste entre o verde do espaço envolvente e o branco do edifício.