Tecnologias
Softwars que auxiliam deficientes
Atualmente, em um mundo que é cada vez mais voltado para o ambiente virtual, os aplicativos móveis são uma ferramenta fundamental para a inclusão digital. Quando estamos falando em garantir acessibilidade, essa ferramenta ganha ainda mais força. A tecnologia tem o poder de levar as pessoas cada vez mais longe.
Pessoas que têm algum tipo de deficiência auditiva e surdas enfrentam diversas dificuldades. É importante fazer essa distinção também, existem pessoas com algum grau de deficiência auditiva, mas não são surdas. Para quem convive com essas pessoas saber como tratá-las e que nomenclatura utilizar para se referir a elas é uma questão de bom senso.
João Vitor Bogas é assessor da companhia que criou o Hand Talk, que é um aplicativo que torna mais fácil a compreensão da Linguagem Brasileira de Sinais, Libras e permite a comunicação entre ouvintes e surdos.
João fala que o principal objetivo do aplicativo é romper a barreira de comunicação que há entre surdos e ouvintes. Segundo estudos da Confederação Brasileira de Surdos, no Brasil cerca de 80 por cento dos surdos não sabem ler, o que torna a comunicação com essas pessoas ainda mais difícil. Mas aos poucos essa barreira da dificudade em se comunicar vem sendo quebrada através dessas ferramentas que a tecnologia porporciona aos deficientes.
por Robson Corrêa
José Carlos, morador de Gurupi, usa o aplicativo há um ano. Ele conta que no começo foi complicado, mas com o tempo se adaptou. “depois que peguei as manhas do aplicativo, agora eu faço tudo com mais facilidade, além de ajudar na comunicação com outras pessoas, o Hand Talk também é muito divertido”, conta.
O Hand Talk têm hoje mais de um milhão de downloads na Play Store, a loja de aplicativos do Google, com usuários em toda a parte do mundo.
O aplicativo garante acessibilidade a surdos
Por meio de animações em vídeo e disponibiliza para as organizações um tradutor de sites, uma ferramenta prática que resolve o problema com o simples clique de um botão. Após a ativação da janela de acessibilidade do Tradutor, o usuário é apresentado ao Hugo, o carismático intérprete virtual da Hand Talk, que faz a tradução dos textos e vídeos para a língua de sinais. Os sites que contam com a tecnologia passam a abrir as portas para um público de milhões de pessoas de forma inovadora e socialmente responsável, dando autonomia para seus usuários surdos.
Quem quiser pode conhecer a plataforma no site www.handtalk.me ou baixar na própria playstore.
Esse aplicativo tem facilitado a vida de muitos portadores de necessidades principalmente no ingresso na universidade. O mercado de trabalho tambem exige desses profissionais uma capacitação para competir por uma vaga Segundo o infográfico abaixo os portadores de necessidades especiais estão cada vez mais buscancando estudar e se qualificar.
especiais, e em consequencia dessa tecnologia, muitos portadores de necessidades estão tendo conhecimento de assuntos que antes seria improvavel.
Alguns portadores de nessessidades especiais utilizam essas ferramentas tambem para procurar emprego e se inserirem no