•Como estrelas na terra, toda criança é especial
O filme retrata o dia a dia de uma criança com dislexia e os problemas enfrentados por ela para que a família, a escola e todos ao seu redor entendam sua dificuldade de aprender. O retrato do professor de artes, que tem diferenciada metodologia de ensino faz refletir ainda sobre as diversas formas de ensinar e como descobrir a melhor maneira de ensinar cada aluno, explorando as habilidades individuais. (2007)
•A sociedade dos poetas mortos
A bela história de um professor de poesia que dribla os valores tradicionais e conservadores da escola onde trabalha e motiva seus alunos a contestarem e serem livres pensadores. Faz-nos repensar sobre o modelo de professor tradicional e o professor que permite aos seus alunos refletir, criar, inovar, ir além da mesmice. (1989)
•Corrida para lugar nenhum, de Vicky Abeles (2010)
Documentário mostra como a pressão da escola e da família para que os jovens sejam bem-sucedidos traz traumas psicológicos irreversíveis. O filme faz uma crítica à cultura da competitividade e da alta performance vigente na educação dos Estados Unidos.
•Nunca Me Sonharam (2017)
Ouvir os estudantes. Essa é a fórmula de 'Nunca Me Sonharam', produção que traz relatos de jovens estudantes do ensino público nacional, traçando um panorama do ensino médio e questionando o papel da escola na formação dos jovens brasileiros.
Dicas de filmes: