Educa Mais 1 | Page 11

Você sabia?

Reforma no Ensino Médio

Publicada como Medida Provisória, mudanças implantadas pelo governo de Michel Temer contrariam profissionais e entidades educacionais. As principais propostas dessa reforma são:

Professores sem diploma específico: A reforma do ensino médio retira a obrigatoriedade do diploma na área pedagógica lecionada, como atualmente é exigido por lei.

Redução de conteúdo obrigatório: Atualmente, as disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia são obrigatórias na grade curricular do ensino médio. Com a reforma do governo Temer, todas elas passam a ser opcionais.

Flexibilização da grade curricular: O ensino médio possuiu, atualmente, 13 disciplinas obrigatórias na grade curricular: português, literatura, matemática, geografia, história, física, química, biologia, língua estrangeira, educação física, artes, filosofia e sociologia. Com a mudança, apenas as disciplinas de português e matemática serão obrigatórias nos três anos do ensino médio e somente parte da grade será igual para todos, com a inclusão do inglês como língua estrangeira obrigatória. No restante da carga horária, os alunos poderão optar por aprofundar conhecimentos em cinco aéreas de formação: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica.

Vestibular: As mudanças na grade curricular também tratarão alterações nos processos de seleção para o ensino superior. Atualmente, as universidades são livres para definir o conteúdo da prova que deve considerar assuntos abordados no ensino médio. A medida provisória, no entanto, limita o conteúdo dos vestibulares ao que será estipulado pela Base Nacional Comum Curricular.

Ensino em tempo integral: O governo pretende ainda estimular o ensino em tempo integral nessa fase escolar. Para isso, serão investidos até 1,5 bilhão para a expansão deste modelo. O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que espera que 500 mil jovens estejam cursando o ensino médio em jornada integral até dezembro de 2018.

CURIOSIDADEs

11

Vídeo Game e educacAo

Um estudo realizado pela União Europeia a respeito do impacto dos jogos de computador sobre as crianças concluiu que os games fazem bem aos pequenos, pois estimulam o aprendizado e encorajam a criatividade, a cooperação e o senso de inovação.