Edição n.º 183 do Jornal do MURPI A VOZ DOS REFORMADOS – MAIO/JUNHO 2023 | Page 2

Em foco
2 A Voz dos Reformados | Maio / Junho 2023

Em foco

Pablo Neruda

( 1904-1973 )
Pablo Neruda , pseudónimo de Ricardo Eliécer Neftali Reyes Basoalto , foi um poeta , escritor , diplomata e político chileno , nascido em 12 de Julho de 1904 e falecido em 23 de Setembro de 1973 , assassinado por ordem da ditadura fascista de Augusto Pinochet , 12 dias após o derrube do governo democrático de Salvador Allende . Pablo Neruda é autor de uma vasto obra poética e narrativa , destacando-se ( com tradução portuguesa ), Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada ( 1924 ), Canto Geral ( 1950 ), Odes Elementares ( 1954 ), Cem Sonetos de Amor ( 1959 ), Confesso que Vivi ( 1974 ) e Nasci para Nascer ( 1977 ). Em 1971 , foi galardoado com Prémio Nobel da Literatura .
Ode ao tempo
A tua idade dentro de ti crescendo , a minha idade dentro de mim andando . O tempo é resoluto , não faz soar o sino , cresce e caminha por dentro de nós , aparece como um lago profundo no olhar e junto às castanhas queimadas dos teus olhos um filamento , a pegada de um minúsculo rio , uma estrelinha seca subindo para a tua boca . Nos teus cabelos enreda o tempo os seus fios , mas no meu coração como uma madressilva está a tua fragrância , incandescente como o fogo . Envelhecer vivendo é belo como tudo o que vivemos . Cada dia para nós foi uma pedra transparente , cada noite uma rosa negra , e este sulco no meu ou no teu rosto é uma pedra ou uma flor , recordação de um relâmpago . Gastaram-se-me os olhos na tua formosura mas tu és os meus olhos . Sob os meus beijos talvez tenha fatigado os teus seios , mas todos viram na minha alegria o teu resplendor secreto . Amor , o que importa é que o tempo , o mesmo que ergueu como duas chamas ou espigas paralelas o meu corpo e a tua doçura , amanhã os mantenha ou os desgarre e com os seus mesmos dedos invisíveis apague a identidade que nos separa dando-nos a vitória de um único ser final sob a terra .
In Odes Elementares , 1977 ( Odas Elementales , 1954 ) Tradução de Luís Pignatelli

« Combater a exploração »

Sob o lema « Mais salário , mais direitos , melhores pensões ! Contra o aumento do custo de vida – Combater a exploração », as comemorações do Dia Internacional do Trabalhador foram assinaladas pela CGTP-IN com manifestações , concentrações , convívios e iniciativas culturais , desportivas e lúdicas em várias localidades do Continente e das regiões autónomas , e contaram [ muitas delas ] com a participação do MURPI . Na resolução aprovada pela Intersindical exige-se , entre outras medidas , o aumento das pensões de reforma e investimento nos serviços públicos .
Revolução dos Cravos
A Confederação marcou também presença nas comemo-
O MURPI juntou-se aos profissionais de saúde , utentes e sindicatos que no dia 20 de Maio saíram à rua , em Lisboa , no Porto e em Coimbra , numa marcha em defesa do Serviço Nacional da Saúde ( SNS ). Numa resolução aprovada , os milhares de participantes exigiram ao Governo que tome as medidas necessárias para a valorização profissional e salarial de todos os profissionais de saúde no SNS , bem como o fim do processo de privatização da saúde . Médico e enfermeiro de família para todos os portugueses ; medidas de organização e direção que garantam a articulação entre os cuidados de saúde
Exposição
« Sidónio Muralha : Caminhada Insubmissa »
Até 22 de Outubro , está patente no Museu do Neo-Realismo , em Vila Franca de Xira , a exposição « Sidónio Muralha : Caminhada Insubmissa ». Com entrada livre , a mostra tem curadoria de Violante Magalhães e José Raimundo Noras .
rações populares do 25 de Abril , que decorreram em todo o País . Em Lisboa , uma delegação do MURPI desfilou com a mensagem : « Repor o poder de compra das pensões . Envelhecer com qualidade de vida ».

Sugestões Culturais

Livro
Ana Margarida Carvalho
« Viver só : Portugueses esmagadoramente sós », de Ana Margarida de Carvalho , é um retrato da solidão em Portugal , em números , contexto e circunstâncias , mas também uma reflexão sobre o quanto viver sozinho é diferente de sentir-se sozinho .
BRAGA

A saúde é um direito , não é um negócio !

LISBOA
primários e os cuidados hospitalares ; políticas de promoção de saúde e prevenção da doença , dotando o SNS de meios para as concretizar , são outras das reivindicações dirigidas ao Executivo PS .
O livro é editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos .
Programa Cultural
Centenário da Casa do Alentejo
Este ano , a Casa do Alentejo comemora 100 anos com um vasto programa cultural , que já incluiu a inauguração de uma escultura no icónico Páteo Árabe , da autoria do escultor alentejano Jorge Pé Curto . Para o dia 10 de Junho está prevista uma sessão solene , data em que se assinala formalmente a fundação da Casa do Alentejo .