18
Cerdo Negro Salta Gastronomia
Cerdo Negro vem da paixão e tradição familiar às origens da família “Fernández García” na Andaluzia, Espanha. Emigraram para a Argentina em 1955 e se estabeleceram em Valle de Lerma, Salta, Argentina. Eles mantém a tradição de engordar e criar porcos sendo o sustento deles há gerações. O presunto andaluz, ibérico ou serrano, é o produto estrela da gastronomia espanhola. O presunto andaluz apaixona e fascina quem o prova, é o mais internacional, o mais desejado, o que acompanha ou o que se destaca numa boa mesa, a sua presença faz sempre as delícias dos paladares mais exclusivos e exigentes.
A receita foi passada de geração em geração até que "Quico Fernández" decidiu aperfeiçoar a qualidade cruzando diferentes raças de porcos. Com a ideia de conseguir um porco que se adapte a esta zona, se alimente de bolotas e tenha características semelhantes ao porco ibérico.
A elaboração dos produtos é 100% artesanal
Todos os processos são preservados como no passado, a elaboração detalhada de cada peça de presunto faz com que seja verdadeiramente único.
As bellotas ( bolotas – frutos de casca dura parecidos com castanhas) contêm um elevado valor nutricional, uma vez que possuem uma grande quantidade de hidratos de carbono e lípidos.
"A alimentação à base desta fruta provoca uma maior presença de ácido oleico em nossos produtos", explica Quico.
Experiência gastronômica no Cerdo Negro (Finca La Montanera)Lasse
Benefícios da Bellota