Edição 74 do Jornal Digital da AFAC Aviação Edição 74 | Page 13

SETOR AEROAGRÍCOLA PRESENTE NO MULHERES NA AVIAÇÃO Evento ocorrido no início do mês teve palestras com pilotos femininas na capital paulista e atividade no aeroporto de Campinas , celebrando o Mês das Mulheres e chamando a atenção para o 25by2025 A estrategista de mídias sociais do Sindag , Gabriella Meirelles , representou o setor no VI Encontro Mulheres na Aviação , promovido pela Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil ( Aviadoras ). O evento ocorreu nos dias 4 e 5 de março , em São Paulo . Com o primeiro dia reservado a palestras no Hotel Blue Tree Premium Faria Lima , na capital . Já o segundo dia foi do Aviadoras Fly-In , com atividades no Aeroporto Campo dos Amarais , na zona norte de Campinas . Na etapa de palestras , Gabriella acabou participando do bate-papo após a apresentação da piloto Laryssa Albuquerque – que atualmente voa comercial , mas chegou a atuar também na aviação agrícola . A representante do Sindag ajudou a palestrante a responder dúvidas da plateia sobre a atividade aeroagrícola , atualizando dados como a presença feminina na atividade e ações do sindicato aeroagrícola e do Ibravag . O que prosseguiu também nas conversas durante a atividade em Campinas . EQUILÍBRIODestaque no evento para o programa 25by2025 , da Associação Internacional de Transporte Aéreo ( Iata , na sigla em inglês ). A iniciativa busca promover o equilíbrio de gênero na aviação até 2025 , aumentando a presença feminina na indústria da aviação – desde as cabines de comando até cargos seniores nas empresas . Iniciativa que tem a adesão também das entidades aeroagrícolas brasileiras , com divulgação entre as associadas . No caso do Sindag , a própria entidade conta com uma diretora mulher em seu Conselho – a empresária Hoana Almeida Santos , além do setor contar com mais empresas associadas tendo a força feminina e cargos de comando ou administrativos . Em números ainda não totalmente levantados , mas com bastante a ser feito ainda . Principalmente no incentivo à formação de mais profissionais para os cockpits .

https :// sindag . org . br / noticias _ sindag / setor-aeroagricola-presente-no-mulheres-na-aviacao /
Aviação do Exército Brasileiro comemora 37 anos de existência nesta semana
Nesta quinta-feira ( 23 ), data natalícia do Capitão Ricardo Kirk , é comemorado o Dia da Aviação do Exército . Essa data foi escolhida como tributo e homenagem ao herói do Exército que trouxe , de forma pioneira , a Aviação Militar para o Brasil , aumentando a capacidade de combate da nossa Força Terrestre . De acordo com o Exército Brasileiro , historicamente , o emprego dos meios aéreos iniciou-se no ano de 1867 , quando o então Marquês de Caxias utilizou balões cativos para observar tropas inimigas na Guerra da Tríplice Aliança . A partir daí , ficou evidente a importância do uso de vetores aéreos em combate . O Primeiro-Tenente Ricardo Kirk – que já era reconhecido dentro da Força pela relação com as atividades aeronáuticas – foi enviado à França para realizar o curso completo de pilotagem . Retornou em 22 de outubro de 1912 , como o primeiro piloto do Exército Brasileiro .
https :// aeroin . net / aviacao-do-exercito-brasileiro-comemora-37-anos-de-existencia-nesta-semana /? utm _ campaign = aeroclipping _ - _ 23 _ de _ marco _ de _ 2023 & utm _ medium = email & utm _ source = RD + Station
Durante a Batalha de Contestado , em 19 de janeiro de 1915 , realizou o primeiro voo de avião em combate no Brasil , com a missão de realizar reconhecimento da zona conflagrada . No entanto , mais tarde , durante o mesmo conflito , Ricardo Kirk se envolveu em um acidente aéreo fatal . Sua morte prematura , porém , não apagou os seus ideais . Em 1918 , uma delegação da Missão Militar Francesa chegou ao Brasil com o objetivo de apoiar a criação da Aviação Militar , e logo inaugurou-se a Escola de Aviação Militar no Rio de Janeiro .

Quatro aeroportos administrados pela CCR recebem Certificação Operacional da ANAC

No dia 09 de março , quatro aeroportos sob administração da CCR receberam a Certificação Operacional , conferida pela Agência Nacional de Aviação Civil ( ANAC ). São eles : Aeroporto de Londrina , no Paraná , Aeroporto de Palmas , em Tocantins , Aeroporto de Bagé , no Rio Grande do Sul , e Aeroporto de Petrolina , em Pernambuco . A Certificação Operacional , item obrigatório previsto no contrato de concessão , comprova que os aeródromos operam dentro dos requisitos de segurança operacional , os quais são definidos com base em parâmetros internacionais . O Certificado é emitido pela ANAC após avaliação técnica dos diversos elementos de infraestrutura de um aeródromo e atesta os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber , além de validar a capacidade e a proficiência , por parte do operador , de cumprir as normas técnicas brasileiras relativas à segurança operacional . “ Nosso processo de Certificação Operacional foi iniciado em 2022 , logo após assumirmos a gestão dos terminais . Desde então , foram realizadas diversas melhorias , compreendendo a elaboração e aprovação do manual de operações ( MOPs ), auditorias internas , auditoria da ANAC , além de atividades de manutenção que levaram à conquista da certificação ”, comenta Luis Spanner , Head da Área de Safety , da CCR Aeroportos . Além dos terminais citados , os outros 11 aeroportos que estão sob gestão da CCR Aeroportos desde março do ano passado também estão passando pelo processo de certificação . “ Essa conquista é resultado do trabalho , esforço , sinergia e dedicação de todas as nossas equipes , o que é motivo de felicidade e orgulho para a CCR Aeroportos ”, conclui Spanner .
https :// aeroin . net / quatro-aeroportos-administrados-pela-ccr-recebem-certificacao-operacional-da-anac /? utm _ campaign = aeroclipping _ - _ 24 _ de _ marco _ de _ 2023 & utm _ medium = email & utm _ source = RD + Station
13