Edição 72 do Jornal Digital da AFAC Aviação Edição 72 | Seite 11

ESTIAGEM NA ARGENTINA AFETA A ATIVIDADE AEROAGRÍCOLA NO PAÍS A virada de ano com a maior seca dos últimos 35 anos na região central da Argentina provocou queda de pelo menos 50 % na produção de soja e deixou sua aviação agrícola no chão em diversas regiões do país vizinho . O terceiro ano seguido de estiagens causadas pelo La Niña também fez com que o governo argentino prorrogasse até maio o prazo das exportações de milho – dando mais fôlego para os produtores atenderem a seus contratos internacionais . O país é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja processado e o terceiro maior exportador de milho . Segundo o presidente da Federação Argentina de Câmaras Agropecuárias ( Fearca ), Walter Malffatto , o trabalho dos operadores aeroagrícolas sofre porque os produtores estão ) apostando suas fichas na modalidade terrestre , “ por ser de menor custo imediato ”. Embora essa decisão provavelmente também afete negativamente a produtividade .

https :// sindag . org . br / noticias _ sindag / estiagem-na-argentina-afeta-a-atividade-aeroagricola-no-pais /
COMAC planeja aumentar a produção do C919 para 150 unidades em cinco anos
A fabricante chinesa COMAC pretende produzir até 150 aeronaves C919 nos próximos cinco anos , segundo relatou ao noticiário local Pengpai o vice-diretor geral da empresa , Zhang Yujin . Segundo ele , a empresa já recebeu encomendas para mais de 1.200 aeronaves desse tipo . “ Atualmente , o primeiro lote de pedidos está sendo processado para a China Eastern Airlines , muitas companhias aéreas estão a fazer seus pedidos . Os planos para o C919 são aumentar a produção anual para 150 aeronaves nos próximos cinco anos ”, disse ele . Em setembro do ano passado , a COMAC , que desenvolveu o C919 , anunciou a conclusão de todos os testes de voo necessários para esta aeronave e em outubro recebeu o Certificado de Tipo . No final de novembro , a Autoridade de Aviação Civil da China emitiu uma licença para a COMAC produzir em massa o C919 .

Márcio França priorizará aeroportos devolvidos , fortalecimento da Infraero e aviação regional

O novo Ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França ( PSB-SP ), recém empossado e escolhido por seu partido para comandar a pasta no governo Lula , disse à imprensa , durante a cerimônia de Transmissão de Cargo no ministério , que falará com o presidente da República sobre a situação dos aeroportos recém devolvidos para o Governo Federal e que será uma pauta prioritária do ministério durante sua gestão . O ministro empossado colocou o assunto como prioridade na pauta do ministério : “ Eu acho que ( a prioridade ) é administrar essa situação dos aeroportos que estão sendo devolvidos . Porque as empresas que ganharam as concessões não querem e aí nós temos um problema porque a Infraero também não sabe como gerenciar isso […] Eu vou tentar ir junto ( ao velório do Pelé , ocorrido em Santos / SP no dia 03 ) para poder conversar sobre isso ( com o presidente Lula )“, aponta França . Os aeroportos devolvidos da inciativa privada ficam localizados em cidades estratégicas para a aviação comercial brasileira , como o aeroporto do Galeão , no Rio de Janeiro , que era administrado pelo consórcio Changi Airport e Novonor ( extinta Odebrecht ), o aeroporto de Natal-São Gonçalo do Amarante ( RN ), até então administrado pela Inframerica , e o aeroporto de Viracopos , em Campinas ( SP ), administrado pelo Consórcio Aeroportos . Brasil .
Atuando na província de Buenos Aires , Malffatto declarou em dezembro que as operações aeroagrícolas em sua região caíram cerca de 50 %. Já o vice da Fearca , Francisco Casajús , atua no sul de Córdoba . Onde , segundo ele as operações aeroagrícolas no trigo reduziram cerca de 90 %. “ Só conseguimos aplicar em lotes irrigados ”, completa . Mas sem perder totalmente o otimismo : “ Felizmente , as últimas chuvas serviram para recuperar os perfis e assim poder semear .” Ou seja , além da pressão de pragas , doenças e ervas daninhas , a demanda pelo trabalho aéreo nesse início de 2023 dependerá também do desenvolvimento das lavouras .
https :// aeroin . https :// aeroin . net / comac-planeja-aumentar-a-producao-anual-do-c919-para-150-unidades-em-cinco-anos /? utm _ campaign = aeroclipping _ - _ 13 _ de _ janeiro _ de _ 2023 & utm _ medium = email & utm _ source = RD + Stationnet / comac-planejahttps :// aeroin . net / marcio-franca-falara-com-lula-sobre-aeroportos-devolvidos-fortalecimento-da-infraero-e-aviacao-regional /? utm _ campaign = aeroclipping _ - _ 12 _ de _ janeiro _ de _ 2023 & utm _ medium = email & utm _ source = RD + Station
Luminárias Artesanais Para quem gosta de trabalho artesanal , a AFAC esta apresentando essas luminárias feitas artesanalmente de PVC . Veja através desse vídeo alguns modelos : https :// vimeo . com / 432832166 Alem dos modelos que se encontra no vídeo , podemos fazer um orçamento de outro modelo que lhe agradar , basta nos enviar a arte para a cotação , e o tempo de produção é de 30 a 45 dias . Faça um orçamento através do E-mail : afaccb @ gmail . com ou através do WhatsApp : 19-9.93816636 e pelo site www . afaccasabranca . com
11