Edição 569 Julho/Agosto EDIÇÃO 569 | Page 70

M e r c a d o I m o b i l i á r i o

Pesquisa Embraesp apresenta recuperação e domínio do MCMV

A pesquisa da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio( Embraesp), com dados de lançamentos imobiliários realizados na Região Metropolitana de São Paulo em 2017, avaliando cinco quesitos( número de lançamentos, de blocos, de unidades, área total construída e valor do produto total lançado), apresentou a empresa Tenda em primeiro lugar na categoria“ Construtoras”. Participaram da pesquisa 141 construtoras.
A Tenda lançou 15 empreendimentos, com 140 edifícios e 3.940 unidades, com um total de 283 mil m ² de área construída. A Tenda ficou atrás somente no quesito de valor de produto lançado, alcançando R $ 672 milhões- nesse item, a frente da Tenda está a Cyrela, com R $ 1,4 bilhão; depois a Tegra com R $ 940 milhões, a Even com R $ 936 milhões, a Toledo Ferrari com R $ 802 milhões, e a Trisul, com R $ 725 milhões.
No produto total lançado, a pesquisa aponta resultado total de R $ 18,8 bilhões, voltando ao patamar de 2015 – em 2016, esse resultado foi de R $ 13,6 bilhões; no ano-base 2015, R $ 18 bilhões, um pouco menos da metade do atingido em 2014. Isso aponta recuperação do setor imobiliário, como também já demonstra dados oficiais do setor imobiliário este ano.
Empresas que atuam no programa Minha Casa Minha Vida( MCMV), como a própria Tenda e a Plano & Plano, Cury, MRV Engenharia e Econ, lideram a pesquisa, conforme a revista OE mostra na página 70( são apresentados os 50 primeiros lugares do ranking).
Projeto socioambiental se difunde em residencial
A Pacaembu Construtora que, neste ano, comemora 25 anos de história, se consolidou como uma das maiores construtoras do país no segmento de habitação de baixo custo. A empresa se especializou na construção de bairros planejados e é responsável pela comercialização de mais de 50 mil moradias em bairros planejados. Já são mais de 130 empreendimentos lançados em mais de 40 municípios paulistas.
O balanço de 2017 mostra que as vendas da construtora chegaram a R $ 874,7 milhões com a comercialização de 8.898 unidades, de um total de 9.171 lançadas, registrando um VGV( Valor Geral de Vendas) de R $ 902,9 milhões, em um crescimento de 162 % em comparação aos lançamentos de 2016.
A VSO( Venda Sobre Oferta) anual atingiu 95,3 %, confirmando a assertividade dos projetos lançados, do produto e de seu preço.“ Planejamento estratégico de longo prazo e foco total na execução da estratégia, com o contínuo aperfeiçoamento dos processos, procedimentos construtivos e de governança, fortaleceram nossa cultura corporativa, que privilegia e entende os desejos dos nossos clientes”, destaca Eduardo Almeida, copresidente Executivo da Pacaembu Construtora.
Especialista em habitação de baixo custo unifamiliar, a empresa acredita que o mercado deve continuar atrativo pelos próximos anos, especialmente pelo alto déficit de moradia ainda existente no País.“ Uma iniciativa que estamos adotando é a execução de empreendimentos mistos( residenciais e comerciais) em bairros planejados que trazem o comércio para o local onde as famílias vão morar”, ressalta Almeida.
Atualmente, a empresa é membro e participa ativamente da ABRAINC( Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), entidade que reúne as maiores empresas do País do setor da construção civil, e se destaca pelos prêmios recebidos, pelas iniciativas e por seus empreendimentos, entre eles o Residencial Vida Nova Ribeirão, um dos maiores projetos habitacionais do país totalmente comercializado, em construção em Ribeirão Preto( SP).
GESTÃO
Visando práticas ambientais sustentáveis, a Pacaembu Construtora investe, em todas as suas obras, nas ações de gerenciamento de resíduos sólidos e recicláveis, no plantio de árvores e na preservação ambiental.
Em Ribeirão Preto, por exemplo, o Residencial Vida Nova Ribeirão contará com um parque linear de 60 mil metros quadrados( 1.500 metros de extensão), com quatro quilômetros de ciclovias e mais de 11 quilômetros de pista de caminhada. Ao longo do empreendimento e do parque, a construtora fará o plantio de mais de 25 mil mudas, sendo 14 mil de 80 espécies nativas da Mata Atlântica, cerca de 2.500 de 72 espécies nativas e exóticas, além de 9.300 mudas de árvores de 42 espécies e palmeiras.
Nos canteiros, as equipes são estimuladas a fazerem a destinação correta dos resíduos, e nos bairros entregues pela construtora – todos com grandes reservas de áreas verdes para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores – cada casa é entregue com uma árvore plantada na calçada.
Investimento em resort em praia da região Norte
A Amec construtora está presente na Praia do Atalaia, também conhecida como praia de Salinas, município de Salinópolis( PA), com três empreendimentos: o Salinas Park Resort com 320 apartamentos, com sua obra concluída em julho desse ano, está sendo equipado para entrar em operação no mês de setembro; o Salinas Premium Resort com 540 apartamentos, lançado em janeiro de 2018 e obras a serem iniciadas em 2019 e o Salinas Exclusive Resort que se encontra em construção com sua conclusão definida para dezembro de 2020.
O Salinas Exclusive Resort é um empreendimento do tipo fractional, também chamado de multipropriedade, localizado em uma região com potencial turístico a ser explorado. As praias de areia branca banhadas pelo Oceano Atlântico são o destino certo de milhares de turistas ao longo de todo ano, em especial no mês de julho, considerado o principal mês do verão no Norte do País.
Uma obra de alta complexidade, implantada numa área de 18 mil m ² com área construída de 36.861 m ², com duas torres de 16 pavimentos e 370 apartamentos. As fundações foram executadas em hélice contínua, num total de 600 estacas com profundidade de 17 m, com consumo de 1.500 m ³ de concreto. A estrutura de concreto armado com lajes maciças envolvem 5 mil m ³ de concreto, 42 mil m ² de forma e 450 t de aço.
As paredes externas serão em alvenaria de blocos cerâmicos e as paredes internas no sistema drywall com isolamento acústico. Esquadrias de alumínio com pintura eletrostática e vidros laminados serão instalados nas fachadas; a recepção do empreendimento também receberá pele de vidro laminado. Todos os pisos do empreendimento serão revestidos com porcelanato, e a fachada será 100 % revestida com pastilhas.
Além das duas torres de apartamentos, o empreendimento tem uma recepção, restaurante para 250 pessoas, uma piscina adulto de 400 m ², um parque aquático infantil com 600 m ², e um espaço zen de 250 m ² somando 8 mil m ² de área de lazer. Os apartamentos são de dois tipos: 246 apartamentos de 1 quarto com 37 m ² de área privativa e 124 apartamentos de 2 quartos com 54 m ² de área privativa.
Localizado ao lado do Salinas Park Resort, o Salinas Exclusive Resort juntamente com os outros empreendimentos da empresa, vão mudando a paisagem do local, criando uma infraestrutura de lazer e turismo para entrar na rota internacional.
A Amec, além de ser a construtora do empreendimento, também é sócia no negócio, realizado pelo Grupo GAV, uma associação de três empresas: a Gratão Empreendimentos, Amec Construtora e Vallepar Empreendimentos, três companhias brasileiras especializadas na comercialização imobiliária, construção civil e urbanização.
68 | | Julho / Agosto 2018