Edição 569 Julho/Agosto EDIÇÃO 569 | Page 56

C o n s t r u ç ã o I n d u s t r i a l
Inovação é base vencedora
Construção com solidez, inovação tecnológica em processos e operações, rapidez de reação e comprometimento com resultados. Essa é a tônica da atuação da Afonso França Engenharia, especializada em construções hospitalares, industriais, comerciais, edifícios corporativos e hotéis, que possui mais de 25 anos no mercado de construção civil. Com cerca de 2.000.000 m ² de área construída por todo o Brasil, a Afonso França ocupa posição de destaque entre as construtoras brasileiras.
A construtora vem na contramão do desempenho do setor fechando 2017 com faturamento de R $ 480 milhões, 20 % acima do volume registrado no ano anterior e R $ 700 milhões em carteira em projetos já contratados para o exercício de 2018.
Para se diferenciar dentro desse mercado a empresa está atenta e preparada para as mudanças que devem vir no âmbito da Indústria 4.0, onde a tecnologia da informação e a automação aplicada aos processos virá para gerar melhorias, aumentar a eficiência e, consequentemente, alavancar a competitividade.
Diante dos inúmeros fatores de influência no setor, que estão em frequente alteração, a Afonso França procura constantemente se atualizar em relação às melhores práticas do mercado para garantir a maior segurança na tomada de decisões es- tratégicas e, com isso, entregar todas as garantias de prazo, qualidade e transparência para seus clientes. Os avanços na empresa não acontecem a partir de atos isolados e sim de uma série de ações estruturadas que exigem planejamento e organização.
A evolução que ocorreu recentemente com a marca da Afonso França é um reflexo dessa cultura de inovação e do processo de modernização que envolveu a presença em mídias sociais, mudança da identidade visual, a reforma da sede em São Paulo( SP) e a obtenção de certificação de qualidade para a construção, execução, projetos e desenvolvimento, gestão e gerenciamento de obras civis para todos os segmentos em que atua, com seus processos auditados pela Fundação Vanzolini.
O cenário é desafiador, mas a Afonso França enxerga que um trabalho de inteligência que identifique necessidades particulares é a chave para desbravar mercados que configurem oportunidades de negócio com potencial de gerar bons resultados.
Isso está ligado às novas estratégias adotadas há cerca de cinco anos, quando a companhia aperfeiçoou o processo de analisar segmentos específicos, preparar equipes e desenvolver know-how necessário para realizar obras com características especiais. A partir dessa visão de como gerir seu negócio, a Afonso França conquistou uma série de contratos em setores como o de datacenters, hospitalar, corporativo e papel e celulose, entre outras indústrias.
Nova sede alinhada à performance
“ Podemos dizer que construímos um sonho.” Assim definiu a diretora Jane Carvalho sobre a nova sede da Qualidados em Salvador( BA). Projetada com a participação dos funcionários, segundo ela, teve como principais objetivos o bem-estar dos colaboradores, a sustentabilidade, a busca do aproveitamento da luz natural e a promoção de um ambiente de transparência, que reforce a cultura da inovação.
“ Todas essas premissas estão alinhadas aos valores da empresa”, afirma ela. O projeto foi iniciado em 2015 e concluído em 2018. Contemplando as normas de segurança e sustentabilidade, energias renováveis e questões térmicas, a Qualidados acredita que esta mudança de cenário irá impactar diretamente o bem-estar e motivação de seus colaboradores, repercutindo na qualidade e performance da prestação dos seus serviços.
“ Este é um reflexo interessante do caminho que traçamos para a construção de nossa nova sede. A preocupação com a sustentabilidade está aliada a filosofia que implementamos em nosso projeto”, afirma Maurício Simões, também diretor da Qualidados. Outra preocupação, de acordo com a empresa, foi incorporar no projeto os conceitos de inovação, criando um espaço colaborativo que promova a criatividade e ajude a gerar muitas ideias, valor da companhia que vem sendo fortemente desenvolvido desde a implantação do sistema de gestão de inovação, em 2014.
Após dois anos de muitos desafios, a Qualidados retoma sua rota de crescimento.“ Entendemos que toda mudança tem seu ônus, mas traz muitos benefícios.
Aprendemos com a crise e ela nos moveu a buscar novas perspectivas e maneiras de desenvolver nossos serviços”, conta Jane.“ Buscamos novos modelos de negócios, novos mercados, desenvolvemos mais soluções inovadoras e reforçamos nosso programa de inovação trazendo parceiros de diversos setores como acadêmicos e de mercado, como startups. Tem sido um processo muito rico e que tem produzido boas perspectivas para a empresa. Somente este ano, ganhamos dois grandes contratos nos principais grupos de fertilizantes do País, por exemplo”.
A diretora acredita que o mercado entrou na era 4.0 e ganhou uma dinâmica maior.“ E a única maneira de fazermos a diferença é investir sistematicamente em inovação e oferecer soluções inteligentes que otimizem os resultados para os nossos clientes, que são geralmente indústrias de grande porte. Pensando assim, implantamos o sistema de gestão de inovação em 2014, levamos os conceitos da inovação para a nova sede e investimentos continuamente em soluções inovadoras. Isso tem gerado resultados muito positivos. Conseguimos lançar pelo menos uma solução inovadora por ano”, diz.
Os 25 anos de atuação e experiência da Qualidados com foco em gerenciamento de projetos, que é uma área muito rica e especializada, permitiram que a empresa desenvolvesse metodologias baseadas em melhores práticas, tecnologia e experiências em diversos setores, avalia Jane.“ Mais além, possibilitou que desenvolvêssemos uma visão mais holística e integrada do planejamento que nos permite hoje aplicar soluções inteligentes, ou seja, aquelas que buscam resultados otimizados. Isso está diretamente relacionado com a otimização de recursos, como redução custos, maior produtividade, segurança e confiabilidade”.
Construção de alto padrão
A Lafem Engenharia entregou, em dezembro de 2017, a construção de mais um empreendimento de luxo do setor hoteleiro, uma das especialidades da empresa- desta vez, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se do Hotel Fasano, que integra o Complexo FRAD. E, resort de alto padrão. São 60 suítes, um spa, um business center e dois restaurantes, que ocupam 18.052,75 m ², sendo 15.040,90 m ² de área coberta. Com projeto desenvolvido pelos escritórios Bernardes & Jacobsen e Bernardes Arquitetura, o empreendimento contempla materiais que primam pela qualidade.
É o caso do painel composto importado de Portugal usado no fechamento dos quartos. Sua composição mistura partículas de madeira e cimento Portland, compactados a seco. Esse material é resistente a impactos, fogo, umidade, variações térmicas e fungos. Na fachada, foram usados brises de madeira tratados por um processo de acetilação, que altera suas propriedades, impedindo grandes deformações lineares, mesmo sob condições climáticas adversas. Esse tratamento faz com que a madeira resista bem aos raios UV, sem perder as características naturais. Para o fechamento externo dos panos cegos, foi empregado sistema de placas cimentícias, compostas por cimento Portland e agregados com reforço de malha de fibra de vidro, aplicadas sobre estrutura LSF, recebendo como acabamento final textura hidrofugante.
Um dos principais desafios da Lafem Engenharia no processo de construção do Hotel Fasano em Angra dos Reis foi deslocar a equipe de trabalho e operar a logística dos materiais. Além disso, foi necessário planejamento no decorrer das obras por conta dos altos índices pluviométricos na região. A empresa contou com uma média de 220 funcionários trabalhando no canteiro de obras.
54 | | Julho / Agosto 2018