E n e r g i a
Termelétrica exige montagem de 7.400 t de estrutura metálica
A Niplan está à frente na construção de um dos principais projetos de energia do País. Trata-se da Usina Termelétrica Pampa Sul, da Engie, em Candiota( RS). No escopo dos trabalhos da empresa está a montagem das principais estruturas metálicas do prédio da turbina e da caldeira, incluindo suas tubulações – tudo somado do escopo do contrato totaliza 7.400 t de estrutura metálica.
Há ainda trabalhos da Niplan nas tubulações da área CWP( circulating water pipe), que chegam a atingir 2,5 m de diâmetro- CWP são tubulações que levam água resultante do processo para a torre de resfriamento. O escopo da empresa engloba também o prédio dos silos de carvão, pipe rack, além de outras áreas menores; e a montagem do sistema de dutos de vapor.
A chinesa SDEPCI – Shandong Electric Power Enginnering Consulting Institute, empresa com experiência global em projetos e engenharia na área de energia, é a responsável pelo empreendimento na modalidade EPC, e a SEPCO1 executa montagem eletromecânica em algumas áreas e gerencia a mão de obra direta delas. Neste projeto a Niplan está sob o gerenciamento da empresa Sepco1.
De acordo com a Niplan, o grande desafio nesta obra tem sido o gerenciamento de pessoas, pois são muitas interferências com equipes de outras empresas. Isso tem exigido flexibilidade e criatividade no planejamento.
Foram cerca de 3.500 pessoas atuando simultaneamente no projeto, com bastante interação entre trabalhadores chineses e brasileiros. Na comunicação, em alguns casos, exigiu-se a contratação de intérpretes. Rigor nas inspeções, controle da documentação e produção de relatórios também foram essenciais.
A moderna UTE Pampa Sul, que tem o carvão mineral como insumo para geração de energia, terá capacidade total de 680 MW, composta por duas unidades geradoras de 340 MW cada.
A região de Candiota, onde está sendo construída a usina, possui as
Mais de 1,5 milhão de homens / hora
A Cobrazil participa do processo de execução do serviço de montagem eletromecânica da Usina Termoelétrica Pampa Sul, contrato esse que teve início em agosto de 2017. Poucos meses depois, mais de 1,5 milhão homens / hora já foram consumidos nas montagens que, além da atividade mecânica, também engloba as atividades de elétrica, tubulação, instrumentação e pintura, conforme contrato com a SDEPCI.
Além da realização da obra, a empresa também está comprometida com as ações sociais junto à comunidade local da cidade de Candiota( RS), onde está sendo construída a UTE. A Cobrazil se fez presente nas obras de revitalização da Escola Estadual de Ensino Médio Jeronimo Mércio da Silveira, e na criação do Centro de maiores jazidas de carvão mineral do País, com custos de produção mais baixos. A localidade ainda possui infraestrutura rodoviárias e de energia de transmissão, o que favorece a implantação de um projeto desse porte.
Nesta UTE, a principal diferença tecnológica em relação a outras usinas termelétricas a carvão no País, é a utilização de caldeira do tipo leito fluidizado circulante, que apresenta maior flexibilidade quanto a variações na qualidade do combustível e é mais adequada ao carvão encontrado em Candiota. Além disso, a caldeira que está sendo implantada resulta em menos emissões do dióxido de nitrogênio e enxofre.
Os demais equipamentos da usina( turbina, filtros de manga, gerador, condensador, torre de resfriamento, bombas, precipitadores eletrostáticos etc.) utilizam tecnologias adotadas em outras usinas do tipo.
A estrutura metálica da caldeira, juntamente com as vigas de sustentação da fornalha, atinge 70 m de altura. Antes de iniciar a montagem das estruturas, a Niplan informa que foram executados planos de rigging pelas empresas operadoras dos guindastes, observando a área de atuação dos guindastes e suas respectivas capacidades, além do peso das estruturas a serem montadas. As estruturas eram pré-montadas em um pátio de armazenamento e na sequência eram levadas pelos guindastes até o local exato para fixação.
Na obra, as estruturas dos principais prédios já foram executadas, os equipamentos da caldeira e da casa de turbina estão em fase de finalização, assim como a tubulação do sistema de dutos de ar e gases e os serviços de elétrica e instrumentação. Atualmente, iniciou-se o processo de comissionamento, testes e isolamento térmico na planta.
A Niplan iniciou suas atividades na UTE Pampa Sul em julho de 2016, chegando a um pico de aproximadamente 1.400 trabalhadores. A previsão de término da obra é fevereiro de 2019.
Outras empresas envolvidas neste importante projeto incluem a Promon( consultoria e gerenciamento) e M. Roscoe( obras civis).
Formação Profissional, onde em março de 2018 teve início o curso de solda, pintura, elétrica e instrumentação. Esta ação social de capacitação e certificação dos jovens do munícipio resultou na contratação desses profissionais pela Cobrazil, os quais já estão trabalhando nas obras da UTE.
Segundo Carlos Galvão, presidente da Cobrazil,“ estamos preparados para enfrentar novos desafios e atender as novas demandas do mercado com competência, gestão moderna e flexível e, acima de tudo, comprometidos com os prazos, a qualidade e os custos de seus empreendimentos, fundamentais para o atendimento das expectativas dos clientes”.
22 | | Julho / Agosto 2018