Edição 567 Março/Abril 2018 | Page 10

F ó r u m d a E n g e n h a r i a / I n v e s t i m e n t o s

Itaipu planeja licitação para digitalizar usina

É a etapa principal do programa de modernização da hidrelétrica, visando digitalizar as operações da hidrelétrica, que poderá atingir novo recorde de energia produzida este ano, mantidas as condições hidrológicas. O recorde atual é de 103 milhões de MWh obtida em 2016— a maior no mundo. A UHE Três Gargantas na China tem capacidade nominal maior do que Itaipu, mas produção média anual inferior.

Prysmian investe em Sorocaba( SP) para unidade tornar-se matriz

O grupo italiano Prysmian, fabricante global de cabos e sistemas para os setores de energia e telecomunicações, irá transferir a matriz da empresa de Santo André, no Grande ABC, para Sorocaba( SP).
A Prysmian chegou ao Brasil em 1929. Hoje, possui sete fábricas em quatro estados para atender diferentes segmentos. Recentemente, fez uma grande restruturação e passou a promover uma série de ações de compliance e treinamento e desenvolvimento de seus profissionais – atualmente, 1.200 colaboradores.
O CEO da Prysmian na América do Sul, Marcello Del Brenna, informou que dos R $ 150 milhões de recursos a serem investidos pela empresa este ano, R $ 110 milhões estão sendo aplicados em Sorocaba. O grupo tem duas unidades na cidade, mas é a planta no bairro Éden que sofre ampliação para se tornar a matriz do grupo no Brasil.
A expansão acrescerá 23.200 m ² de área construída na unidade, o que inclui obras na fábrica e de novo prédio administrativo. As execuções civis terminam este ano, mas a montagem dos equipamentos no setor fabril deve se estender até 2019.
A unidade de Santo André deverá ser desativada e seu maquinário transferido para Sorocaba. As obras da nova matriz da Prysmian estão a cargo da construtora Rio Verde.
O executivo avalia que o desafio no futuro para o setor será converter rede de energia em sistemas inteligentes.
No final do ano passado, a Prysmian anunciou a compra da norte-americana General Cable, mas o grupo aguarda até o terceiro trimestre posicionamento das agências antitruste em vários países para dar início a integração. Marcelo esclareceu que não haverá nenhum processo entre as empresas até que a operação seja autorizada pelos órgãos competentes.
RESULTADOS
Em 2017, a Prysmian no Brasil teve faturamento de R $ 1,5 bilhão. Segundo a Prysmian, no setor de telecomunicações a empresa obteve um crescimento de 8 %, e na de energia o aumento foi de 3 %. Porém, no mercado de óleo e gás a queda chegou a 50 %.
Do total de vendas, as exportações para a América do Sul representaram ano passado 22 % dos negócios. No mercado interno, de acordo com a Prysmian, houve elevação de 30 % nas encomendas provenientes das montadoras de automóveis.
A empresa aponta crescimento este ano nos mercados de telecomunicações, energias renováveis( solar e eólica) e distribuição de energia, mas não aposta em recuperação nos setores de construção civil, infraestrutura e de óleo e gás. A expectativa é de expandir de 5 % a 10 % em 2018.
Marcello Del Brenna ressaltou que a empresa foi atingida nos últimos quatro anos pela crise na Petrobras – o grupo é dos grandes fornecedores de cabos para plataformas-, mas vê com otimismo a retomada dos negócios em outros segmentos.( Augusto Diniz)
ERRATA
A construtora Passarelli informa que é líder do consórcio de empresas responsável pelas obras do Aeroporto de Fortaleza( CE), contratada pela concessionária Fraport. Na última edição da revista OE( 566), na relação das“ 100 Obras Regionais Relevantes”, na página 16, apenas a empresa Método Engenharia foi informada como empresa construtora do empreendimento.
10 | | Abril / Maio 2018